Pelo Corredor da Escola

Apontar temáticas do cotidiano escolar é o objetivo primeiro deste blog, na intenção de ser "elo" entre as partes envolvidas (aluno/professor). A reflexão é o nome deste elo, que não só une, mas debate e critica os principais livros do Brasil e do mundo.

Para maiores informações falar com o Prof. Israel Lima

israellima7.4@bol.com.br

sábado, 31 de janeiro de 2009

Momento de Reflexão

O cronista que narra os acontecimentos, sem
distinguir entre os grandes e os pequenos, leva em conta
que nada que um dia aconteceu pode ser considerado
perdido para a História.

Walter Benjamin

Momento de Reflexão

[...] um acontecimento vivido é finito, ou pelo menos encerrado na esfera do vivido, ao passo que o acontecimento lembrado é sem limites, porque é apenas a chave para tudo o que veio antes e depois.


Walter Benjamin

Abandono Escolar em SP Chega ao Menor Índice da História

Levantamento da Secretaria de Estado da Educação aponta que apenas 1,4% dos estudantes do Fundamental saiu das escolas
São Paulo chegou em 2008 ao menor índice de abandono escolar já registrado. De acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Educação, 1,4% dos estudantes do Ensino Fundamental deixou os estudos. É o menor já registrado desde que estes números são levantados. Ano a ano o abandono vêm caindo ( veja tabela abaixo ). Há 10 anos, em 1998, por exemplo, o abandono foi de 4,6%.
A queda ano a ano acontece também no Ensino Médio. Nas 1º, 2º e 3º séries a taxa caiu pela metade, de 10,8% para 5,4%, entre 1998 e 2008. O levantamento da Secretaria aponta para outro dado importante: no Ensino Médio, fase que tem cerca de 1,4 milhão de estudantes, o Estado conseguiu inverter o horário de estudos dos alunos.
Em 1998 São Paulo tinha praticamente duas vezes mais alunos de Ensino Médio à noite, em comparação aos que estudavam de manhã: 1 milhão estudavam à noite e 500 mil de manhã. Já em 2008 este resultado foi invertido: 660 mil estudaram à noite e 790 mil estudaram pela manhã.
“Os dados mostram que a rede está no caminho certo. São Paulo chegou a uma taxa de abandono extremamente baixa. E a inversão do turno de estudos é essencial, já que pela manhã os estudantes têm maior carga horária de aulas e chegam à escola com mais disposição, menos cansados”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
A alteração no turno no Ensino Médio foi possível devido a reestruturação da rede. Com ampliação de salas e escolas e mais oferta para Educação de Jovens e Adultos, São Paulo reduziu consideravelmente o número de alunos à noite.
“A defasagem idade-série também é a menor já obtida no Estado. No Ensino fundamental ficou em 10,7 em 2008. Há 10 anos era de 30,9%. No Ensino Médio passamos de 48,5% para 23,8%. Esta taxa ainda precisar cair mais, mas já mostra uma redução importante”, diz a secretária Maria Helena.


Confira a tabela


Ensino Fundamental

Ano Abandono

1998 4,6

1999 4,5

2000 4,7

2001 3,1

2002 2,9

2003 2,7

2004 2,0

2005 1,8

2006 1,7

2007 1,7

2008 1,4


Ensino Médio

Ano Abandono

1998 10,8

1999 11,2

2000 12,1

2001 8,9

2002 8,4

2003 8,5

2004 7,2

2005 7,0

2006 7,0

2007 6,5

2008 5,4

(Extraído do site da SEE)

Professor Temporário

PROFESSOR TEMPORÁRIO


A Secretaria de Estado da Educação divulga nesta sexta-feira, 30 de janeiro, as notas das provas dos cerca de 214 mil professores que pretendem trabalhar como temporários em 2009 em escolas estaduais. Basta acessar este link:


http://drhu.edunet.sp.gov.br/eventos/index_consulta.html

Para consultar é só entrar com o CPF e escolher: sala/aula.

Boa Sorte!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Instante Poético - (Neste Espaço todas as Poesias são de autorias do Prof. Israel Lima)

A Procura

(Israel Lima)

Se por acaso
Estiver sozinha,
Não procure na estrela
Companhia, pois o máximo
Que ela pode lhe oferecer é
O brilho;


Não procure o sol
Pois o que ele pode lhe oferecer
É o calor;


Não procure a noite
Pois ela não é capaz
De lhe mostrar o horizonte;


Não procure o dia,
Pois mesmo sendo claro e
Alegre, não pode lhe fazer
Companhia;

Mas,
Se um dia,
Por acaso,
Você estiver sozinha, me procure,
Pois olhando nos
Meus olhos,
Verá o brilho que procura;


Nos meus braços
Terá o ardente calor
Que emana da paixão;


Juntos poderemos vê o horizonte
De frente.
Teremos a clareza da vida,
E assim:


Eu, você e o Amor,
Poderemos nos deparar
Com a felicidade


***

Instante Poético - (Neste Espaço todas as Poesias são de autorias do Prof. Israel Lima)

Sem Limites Para Amar

(Israel Lima)

Há limites para o amor?
O amor é mais veloz
Do que um raio.
Rompe dimensões,
Não há limites,
Nem barreiras para
Sua intrepidez,
Não respeita
Fronteiras,
Mesmo estando
Em hemisfério
Oposto.
O amor é capaz,
Bem capaz de unir
Corações desolados,
Não é preconceituoso.
É capaz de distinguir
Que em cada pessoa há
Um coração
Que procura outro coração,
Na certeza de compartilhar afetos.
Não se importa com cor,
Posição social ou
Econômica;
Sua função principal
É proporcionar felicidade.
O amor não é assassino,
Pois não mata;
Ele perpetua a vida.
O amor verdadeiro, não age com
Desprezo.
Em sua Matemática,
É apenas permitido
Somar,
Multiplicar e
Dividir.
Mas, há quem afirme,
Que toda regra tem sua
Exceção,
Portanto,
O amor, não pode Diminuir...
O amor supera o orgulho,
A falsidade e
Toda sorte de pessimismo.
O amor, visualiza um horizonte novo:
Onde tudo acontece,
Onde tudo é permitido entre
Duas pessoas que se amam...
O amor, só o amor é capaz
De unir corações desolados...
O mundo seria de fato real,
Se o amor nos governasse.
Sonhamos com um mundo onde
Não tivesse:
Separação,
Fronteiras,
Morte, e tão pouco
A dor,
Só amor,
Amor...
Amor, e sempre Amor...
Sem limites...

***

Educação estadual divulga gabarito de concurso para 300 mil

São 11.749 vagas de agente de organização escolar; salário de R$ 654,86


Gabarito

1D; 2A; 3C; 4D; 5E; 6C; 7A; 8B; 9E; 10B;
11C; 12A; 13D; 14B; 15E; 16A; 17E; 18C; 19B; 20D;
21C; 22A; 23E; 24D; 25B; 26B; 27A; 28D; 29C; 30E;
31D; 32C; 33E; 34B; 35C; 36A; 37A; 38E; 39 A; 40B;
41D; 42C; 43D; 44B; 45B; 46A; 47D; 48E; 49D; 50A;
51E; 52D; 53A; 54C; 55B; 56C; 57A; 58B; 59E; 60D;
61C; 62A; 63E; 64E; 65B; 66D; 67A; 68C; 69D; 70B;
71D; 72A; 73A; 74E; 75B; 76B; 77E; 78B; 79A; 80D;

(Extaído do site da Secretaria de Estado da Educação Segunda - feira, 26 de Janeiro de 2009)

domingo, 25 de janeiro de 2009

Volta às Aulas

Alunos da Rede Pública Municipal e Estadual da Capital (São Paulo) voltarão às aulas no dia 16 de fevereiro (uma segunda-feira).


Mais um ciclo do conhecimento terá início!
A todos os alunos deixo o meu voto de um excelente (re) começo do ano letivo, que todos vocês aproveitem o máximo de cada aula e que vejam em cada professor (MESTRE) um amigo, um ser capaz de trocar experiências, que muitas vezes se contenta com tão pouco: seu SORRISO.

Sejam todos muito bem-vindos!

sábado, 24 de janeiro de 2009

Instante Poético - (Neste Espaço todas as Poesias são de autorias do Prof. Israel Lima)

Desalento

(Israel Lima)


No desprezo
Da noite,
Sob a luz
Da lua,
Vi se desfazer
Todo o meu Amor;
O desalento
Tomou forma
De senhor,
O meu corpo não
Mais desejava o teu,
A minha mão não
Mais dominava
A altivez, que uma
Vez me dominou.
Vi você indo embora sem me dizer adeus,
Não olhou nos meus olhos,
Não provou dos beijos meus
Só depois,
Já muito distante,
Resolveu me ligar,
As suas palavras
Já não tinham o
Mesmo ardor
De antigamente,
Foi então que percebi o porquê
Do tal telefonema;
Cortava,
Machucava,
Doía,
Sabia que aquele telefonema era
Exclusivamente por dó.
Ali os meus lábios
Silenciaram, tentando esquecer
Aquele dilema,
A angústia veio
Correndo me consolar,
Como se não
Bastasse, trouxe consigo
A tristeza,
A solidão,
Que de súbito,
Tomou conta de mim,
E assim ainda estou,
Sofrendo por não
Ter você mais perto de mim.

***

Instante Poético - (Neste Espaço todas as Poesias são de autorias do Prof. Israel Lima)

No Silêncio da Noite

(Israel Lima)

Dois corpos entrelaçados,
Vivos, ferventes, apaixonados,
Juras, sussurros,
Frases amorosas,


Audíveis no silêncio da noite;
Meu corpo descia no teu
Como o rio que corre
Pelo seu leito...


Afagos e delírios marcaram
Nosso momento de amor,
Ouvi dos teus lábios
Palavras mágicas,


Alucinados “ais”,
Não de dor,
Por amor,
Prazer...


No silêncio da noite,
Descobri que o sexo
Mesmo sem ser majestade,
Curvamo-nos diante
Dele por puro amor...

***

Concurso para Agente Escolar

Atenção amigos que farão a prova do concurso para agente escolar

300 mil terão concurso de agente escolar neste domingo; Secretaria divulga temas e locais de prova


São 11.749 vagas, com salário de R$ 654,86 mensais


A Secretaria de Estado da Educação realiza neste domingo, 25 de janeiro, a prova do concurso para contratação de 11.749 agentes de organização escolar. É esperada participação de cerca de 300 mil pessoas, que se inscreveram no fim de 2008. Os locais de prova e os temas que serão cobrados foram definidos pela Secretaria (veja abaixo).


A prova será aplicada em todas as 77 cidades que são sede das Diretorias de Ensino. Os aprovados terão salário de R$ 654,86 mensais, com carga horária de trabalho de 8 horas diárias. Estas vagas são para reforçar as equipes de escolas estaduais.


Com quatro horas de duração, a prova terá início às 9h. O candidato deve comparecer ao local de prova com no mínimo 30 minutos de antecedência, munido de caneta de tinta azul ou preta, comprovante de inscrição, documento de identidade original. Não será permitida a entrada de candidatos após as 9h. O tempo mínimo de permanência será de duas horas.


“É um concurso importante para a Secretaria. Os novos funcionários irão reforçar as equipes das escolas estaduais, em trabalho para melhorar a qualidade de ensino em São Paulo”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.


Serão 80 questões de múltipla escolha. Quatro disciplinas serão cobradas: língua portuguesa, matemática, informática e legislação. Para cada disciplina há um conteúdo a ser cobrado (confira abaixo).


Pelo site da Secretaria - www.educacao.sp.gov.br - ou pelo endereço da Fundação Vunesp - www.vunesp.com.br -, que organiza o exame, é possível consultar os locais de prova.


Saiba mais


Cargo: Agente de Organização Escolar


Locais de prova: acesso pelo www.educacao.sp.gov.br ou www.vunesp.com.br


Data da prova: 25 de janeiro - domingo
Horário: 9h - com quatro horas de duração
Número de inscritos: 301 mil


O que levar à prova: caneta de tinta azul ou preta e comprovante de inscrição, documento de identidade original


Quantidade de vagas: 11.749


Salário: R$ 654,86


Carga de trabalho: 8 horas diárias


Bibliografia das disciplinas


Língua Portuguesa:

Ortografia; pontuação, flexões dos substantivos e adjetivos, colocação e emprego de pronome, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, conjugação de verbos, emprego de crase, pronomes (uso e colocação) e pronomes de tratamento.


Matemática:

Operação com números inteiros, operação com números racionais, sistema de numeração decimal, equações de 1º e 2º graus, regra de três, razão e proporção, porcentagem, juros simples, noções de estatística, medidas de comprimento, de superfície, de volume e capacidade e de massa.


Informática:

Windows, Microsoft-office e internet


Legislação:

Constituição do Estado de São Paulo, Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, Estatuto da Criança e do Adolescente e Lei Complementar nº 888/2000


* Clique aqui e veja os locais de provas
Voltar

Desejo boa sorte a todos os candidatos, não se esqueçam de chegar 30 minutos antes do horário combinado e mantenham a calma.

Combinado!

Valeu!

(Extraído do site da Secretaria de Estado da Educação)

Utilidade Pública

Sites Importantes para o Profissional em Educação

Diretoria de Ensino Sul 1

http://desul1.edunet.sp.gov.br/

Sinpeem

http://www.sinpeem.com.br/home.php

Fundação Carlos Chagas

http://www.concursosfcc.com.br/

IEB

http://www.ieb.usp.br/

Domínio Público

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

CNPq

http://www.cnpq.br/

Secretaria Municipal de Educação

http://educacao.prefeitura.sp.gov.br/

Holerite (Servidor Municipal)

http://holerite.prefeitura.sp.gov.br/index.php

Live Mocha (Idiomas)

http://www.livemocha.com/

Secretaria Estadual de Educação

http://www.educacao.sp.gov.br/

Receita Federal (Para quem é Isento)

http://dai.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/isentos/2007/dai.asp

Holerite (Servidor Estadual)

https://www.fazenda.sp.gov.br/folha/

Baixa Ki

http://www.baixaki.com.br/



Prof. Israel Lima

Saiu a classificação para atribuição de aulas 2009

Oi Pessoal:


Saiu à classificação para atribuição de aulas 2009. Basta entrar no link abaixo. Esta é a primeira versão. Fiz a pesquisa com meu RG, DE e Disciplina e apareci na lista.



Boa sorte a todos!

http://atribuicaoaula.edunet.sp.gov.br/atribuicaoaulas/menuProcessoInicial.asp



Prof. Israel Lima

Cerca de 700 mil alunos da educação básica cursam séries incompatíveis com a idade

BRASÍLIA - Um levantamento da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) aponta que mais de 705 mil crianças não estão cursando a série indicada para sua idade. A pesquisa foi feita nos 1.114 municípios que já solicitaram ao ministério tecnologias educacionais para a correção do fluxo escolar nos anos iniciais do ensino fundamental.

Os dados são preliminares e o número pode ser ainda maior. O Brasil possui hoje 46 milhões de alunos da educação básica na escola pública. Em 2009, a correção da chamada distorção idade-série será custeada pelo ministério.


A secretaria aguarda a resposta de 193 dos 1.307 municípios prioritários das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação. Eles apresentaram baixos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2007 e por isso recebem apoio técnico e financeiro do ministério. O MEC oferece aos municípios três opções de tecnologias educacionais. Elas foram pré-qualificadas e compõem o Guia de Tecnologias Educacionais. São elas: correção de fluxo escolar na aprendizagem, desenvolvida pela organização não-governamental Geempa; programa de correção de fluxo escolar, do Instituto Alfa e Beto (IAB); e programa Acelera Brasil, do Instituto Ayrton Senna (IAS). As tecnologias educacionais são como projetos pedagógicos que possuem estratégias e metodologias específicas para fazer com que o aluno recupere o conteúdo atrasado e avance para a série correta. Elas trazem instruções desde a gestão educacional até como avaliar o processo de aprendizagem.


De acordo com o MEC, os dados informados pelos municípios apontam que 90% dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental frequentam série incompatível com a idade. Mas segundo o coordenador-geral de Tecnologias da Educação, Cláudio André, é provável que esse número esteja incorreto. O ministério irá comparar os dados do Censo Escolar de 2008 e discutir esses índices com as secretarias de educação.

(Extraído do site IG Educação)

Reflexão:

Não me veja como saudosista, mas a verdade é que a escola não é nenhum lugar mágico, muito embora deveria ser o espaço de transformação. Mas há um fator que gera essa situação: a falta de interesse por parte de alguns alunos. As escolas de hoje são mais equipadas do que as de alguns anos atrás, isto é fato, porém os problemas só aumentam.

Então pergunto:

O que fazer diante de fatos como o que acabamos de ler?



Prof. Israel Lima

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Questionar e Aprender

Avaliação:


Qual a importância da avaliação diagnóstica?


Será que de fato funciona com as salas mais que lotadas?


Qual é a sua opinião?



Prof. Israel Lima


Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |