Pelo Corredor da Escola

Apontar temáticas do cotidiano escolar é o objetivo primeiro deste blog, na intenção de ser "elo" entre as partes envolvidas (aluno/professor). A reflexão é o nome deste elo, que não só une, mas debate e critica os principais livros do Brasil e do mundo.

Para maiores informações falar com o Prof. Israel Lima

israellima7.4@bol.com.br

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Governo Desiste de Ampliar Ano Letivo, diz Secretária de Educação Básica




A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, disse nesta quinta-feira(20/10), nas páginas pessoais dela no Twitter e no Facebook, que o governo desistiu da ideia de ampliar os dias letivos das escolas de educação básica. A proposta havia sido anunciada pelo ministro Fernando Haddad em setembro, como forma de ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola. O MEC não confirma oficialmente a decisão, mas, segundo Pilar, o ministro reuniu-se com entidades que representam professores, estudantes, gestores e universidades e o consenso é que os atuais 200 dias letivos sejam mantidos. A ampliação deverá se dar pela ampliação da jornada diária. “O Legislativo receberá a proposta consensuada nessa reunião e assumida pelo MEC”, disse Pilar, sem definir qual seria o mínimo de horas-aula. Atualmente, o ano letivo tem 200 dias, com carga horária de 800 horas. O aumento de quatro para cinco horas diárias, por exemplo, ampliaria a carga horária para mil horas. Em alguns países da Europa, Ásia e até mesmo da América Latina, a jornada chega a 1,2 mil horas anuais, como no México, ou 1,1 mil horas, como na Argentina.

(Clipping 21.10.2011 - Correio Braziliense, 20/10/2011 - Brasília DF - Agência Brasil)

Na UFF, Curso de Matemática Computacional é Praticamente "Prestou, Passou"



O topo da lista de cursos mais concorridos dos vestibulares geralmente é dominado pelo curso de medicina. No vestibular 2012 da UFF (Universidade Federal Fluminense) não é diferente: medicina tem 72,36 candidatos por vaga. Entretanto, candidatos de 18 cursos não enfrentarão concorrente nenhum, pois escolheram graduações com mais oferta de vaga do que procura - é praticamente prestar e passar. Essa outra lista é liderada pelo bacharelado em matemática computacional, em Volta Redonda. São oferecidas 114 vagas e apenas 17 candidatos estão inscritos - a relação de candidatos por vaga é de 0,15. Só não é possível dizer que o candidato inscrito nessas graduações estará automaticamente aprovado, pois o edital prevê que será eliminado do concurso, sem direito a participar da segunda etapa, o candidato cujo número de acertos for igual a zero em cada conjunto de questões relativas, respectivamente, a conhecimentos de biologia, filosofia, física, geografia, história, língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, matemática, química e língua estrangeira da primeira etapa. Para ser convocado para a segunda etapa, o candidato também precisa alcançar, no total das questões da prova da primeira etapa, excetuando-se as questões de língua estrangeira, um mínimo de trinta e três acertos. O vestibulando que faltar em alguma prova ou tirar nota zero em qualquer um dos exames da segunda fase também será eliminado. No total, foram recebidas 52.419 inscrições para 7.556 vagas. Veja na página da UFF a concorrência para todos os cursos. Esses dados podem sofrer alterações, pois são divulgados antes da confirmação de inscrição. Provas - O cartão de confirmação de inscrição, indicando os locais de prova da primeira fase, estará disponível para consulta a partir de 19 de outubro. A prova da primeira fase acontece em 15 de novembro e terá 75 questões de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas: biologia, filosofia, física, geografia, história, língua estrangeira, língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, matemática e química. A lista de convocados para a segunda etapa será publicada em 8 de dezembro. As provas da segunda fase serão realizadas no dia 18 de dezembro. Os vestibulandos deverão fazer uma redação e duas provas discursivas de conhecimentos específicos. Candidatos do curso de arquitetura e urbanismo farão, ainda, uma prova de expressão plástica no dia 20 de dezembro. O resultado da segunda fase deve ser divulgado no dia 28 de dezembro. A primeira chamada está prevista para 30 de janeiro de 2012. Outras informações podem ser obtidas no edital do vestibular ou pelo site da instituição.

(Clipping 14.10.2011 - UOL Educação, 13/10/2011 - Da Redação em São Paulo)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A Baixa Procura Pelos Cursos de Licenciatura



Na relação candidatos/vaga para o vestibular 2012 da UFMG, classificada em décimo lugar entre as melhores universidades da América Latina, segundo um ranking divulgado pela Quacquarelli Symonds World University Rankings (QS), chama a atenção a pouca procura pelos cursos de licenciatura. Vejamos alguns: história, 4,77; ciências biológicas, 3,47; pedagogia, 2,97; matemática, 2,95; química, 2,55; educação física, 2,15; filosofia, 1,88; física, 1,83; geografia, 1,60; letras, 1,41. O desinteresse é justificado, principalmente, pela pouca valorização da carreira, pela falta de uma política de incentivo e apoio à educação. Sem estímulo salarial, pedagógico, enfrentando-se dificuldades crescentes para um bom desempenho do cargo, o número de professores tende a ser cada vez menor. O candidato que opta por licenciatura sabe que se trata de formação para dar aulas. Ao analisar os cursos, a tendência é buscar aquele que habilite a trabalhar em setores que não estejam à margem do sistema. Que estudante buscará um curso de licenciatura para trabalhar durante nove horas por dia em salas de aula na educação básica? Não é necessário análise pormenorizada para entender as razões da baixa procura pelos cursos de licenciatura. Falta uma política remuneratória digna, condições adequadas de trabalho, valorização do profissional, condições capazes de atraí-lo e mantê-lo em sala de aula, o que deve estar na pauta de quaisquer discussões sobre melhoria da qualidade de ensino.

(Clipping 11.10.2011 - O Tempo, 11/10/2011 - Belo Horizonte MG - JOSÉ MARIA THEODORO - Mestre em linguística e língua portuguesa)
Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |