Pelo Corredor da Escola

Apontar temáticas do cotidiano escolar é o objetivo primeiro deste blog, na intenção de ser "elo" entre as partes envolvidas (aluno/professor). A reflexão é o nome deste elo, que não só une, mas debate e critica os principais livros do Brasil e do mundo.

Para maiores informações falar com o Prof. Israel Lima

israellima7.4@bol.com.br


terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Os dois lados da moeda: xenofobia ou automutilação?


A mídia, tanto televisiva como a impressa, está acompanhando de perto o “caso Paula Oliveira”.

A brasileira Paula Oliveira, de 26 anos, nascida no Recife, que estudou em escolas tradicionais e formou-se na Faculdade de Direito da cidade, afirmou ter sido atacada por três skinheads numa estação de trem no subúrbio de Zurique.

Pois bem, nos últimos dias, temos sido bombardeados por várias versões sobre Paula Oliveira.

Eis os dois lados da moeda:

De um dos lados, está à polícia de Zurique, que diz que a suposta agressão contra a brasileira, pode não passar de uma farsa montada por ela e há possibilidade dela ter cometido automutilação. A polícia ainda diz que cortes no corpo de Paula são muito simétricos, poucos comuns em caso de agressão. O SVP (Partido Popular Suíço – em alemão) não vê problemas na volta da Paula para o Brasil, mas quer que ela arque com os custos da investigação.

No outro lado, está a família, que diz se tratar de um ataque racista. Para alguns colegas, Paula estava saudável e feliz no dia do ataque. Já outros colegas de trabalho, dizem ter recebido um e-mail com um ultra-som de sua gravidez, afirmaram ter encontrado a mesma imagem no site de busca Google, sob o nome “Twins 6 wks” (“Gêmeos 6 semanas”). Cautelosa, a consulesa-geral do Brasil em Zurique, Vitoria Clever, admitiu que Paula apresenta “variações” em suas declarações.

Com tantas versões de um único caso, o que fazer?
Será que o ser humano está de fato evoluindo?
Se estiver, eu pergunto: evoluindo a quê?
Aprendemos que a educação inicia-se primeiro em casa e continua na escola. Neste caso, será que, literalmente, temos que sentir a violência na própria pele, para só depois chegar ao próximo?
Não tenhamos lado, enquanto esse caso não se encerre!

Paula pode ser indiciada se ficar confirmado que mentiu. Já o Brasil passa a ser alvo de críticas dos suíços.

Vamos esperar o final desse caso lamentável. Lamentamos, profundamente, pelos sofrimentos dos pais de Paula Oliveira.



Por enquanto é só isso!!!


Israel Lima
São Paulo/Brasil

16 Comentários:

Anônimo disse...

Professor Israel Lima, obrigado por ser meu seguidor fico honrado pela sua presença, posso agora visitar seu Blog. Abraço

Prof. Israel Lima disse...

Valter, o prazer é meu, seja muito bem-vindo!!!
Deixe sempre seus comentários, viu!!!

Um grande abraço.

Por enquanto é só isso!!!

Anônimo disse...

Sobre o seu pedido vou enviar o endereço de onde peguei o meu template, lá o Senhor vai encontrar sobre todos os temas, inclusive da sua profissão, de 2, 3, 4 colunas com a explicação da instalação. Abraço.
http://tempsvc.blogspot.com/search?updated-min=2008-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2009-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=22

Prof. Israel Lima disse...

Valter, mais uma vez, obrigado!!!
Valeu a consideração e respeito.

Obrigado.

Lucas Marim Santos disse...

A Paz do Senhor!

Sobre sua proposta no meu blog, é interessante, mas meu tempo atualmente não permite eu assumir tal compromisso!
Mas sempre que possível leio as novidades nos blogs que tenho acompanhado e posto quando tenho algo edificante a expor (busco fazer isso, não que eu execute com perfeição)!

Fica na Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Prof. Israel Lima disse...

Muito obrigado!!!
Que Deus continue te abençoando.

Amem.

Anônimo disse...

Visitei seu blog e achei interessante. Não tive muito tempo para leitura minunciosa, mas agradou-me.Aguardo o momento de poder fazê-lo e assim desfrutar deste espaço.
Quanto a esse assunto é realmente delicada a situação de Paula, seus pais e o nosso país; mas concordo que ainda ñ é hora de firmarmos posição. Graça Souza

Prof. Israel Lima disse...

Muito Obrigado, Graça!
Agradeço a sua visita, da próxima venha com mais tempo.
Deixe sempre seu comentário!!!
Concordo com você, sua opinião sobre o caso Paula Oliveira é semenhante a minha.

Beijos

Por enquanto é só isso!!!

Pedro Lima disse...

Professor por três dias seguidos não consegui postar meus comentários no seu blog acho que havia algum erro e peço desculpa pela demora em lhe responder.
Agradeço por sua visita ao meu blog e achei sua idéia excepcional e podemos sim formar uma rede de blogueiros comentáristas...rs
Olha seu blog é muito bom ! Parabéns !
Um beijo no seu coração.

Prof. Israel Lima disse...

Eu é quem agradece!!!
Muito obrigado por sua visita e comentário!!!
Combinado então!!!
Vamos comentar.

Valeu, meu irmão.

Por enquanto é só isso!!!

Oliverio Alves disse...

Prof. blza???
valeu me addicionar como meu seguidor.
gostoria que me add no quadrangulareldorado.blogspot.com o que vc me addicionou so uso pra testes.
vlw ja esta add no meu BLog

Prof. Israel Lima disse...

Tudo ótimo!!! Vou add.
Obrigado pela visita, deixe sempre seu comentário.

Até mais.


Por enquanto é só isso!!!

Anônimo disse...

Olá Israel, fico feliz em saber que vc é um dos leitores do blog Marketando-Rio.

Quando puder, visite o meu outro blog:
www.presentededeus.wordpress.com

Um forte abraço,

Pedro Lima disse...

Professor seja xenofobia ou automutilação fica provado o quanto o homem está distante do seu criador e como a maldade enche o seu coração.
De qualquer forma que ela possa ser alcançada pela fonte da vida com diz o salmista no salmo 36 pois todo homem justo deseja que a bondade divina sobrepuje a maldade humana.
Um beijo no seu coração!

Prof. Israel Lima disse...

Sábias palavras, Pedro.
Acho que o homem se perdeu, e não percebe que o único caminho que leva a Deus, chama-se Jesus Cristo.

A Paz!!

Por enquanto é só isso!!!

Prof. Israel Lima disse...

Raphael, sou leitor do seu blog sim, com muito prazer!!!
Espero que você também visite o meu e deixe seu comentário!!!

A Paz!

Por enquanto é só isso!!!

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO, POIS É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.

Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |