Pelo Corredor da Escola

Apontar temáticas do cotidiano escolar é o objetivo primeiro deste blog, na intenção de ser "elo" entre as partes envolvidas (aluno/professor). A reflexão é o nome deste elo, que não só une, mas debate e critica os principais livros do Brasil e do mundo.

Para maiores informações falar com o Prof. Israel Lima

israellima7.4@bol.com.br


sábado, 4 de julho de 2009

Posso Viver Melhor Controlando Minha Respiração?


Veja o que pensa e diz o especialista neste segmento Meghal Takkar:


Experimente reservar 30 minutos de seu dia para esvaziar a mente e, apenas, respirar. Um ato tão simples, e tão dificultado pelo atribulado cotidiano que a maioria das pessoas vive, pode fazer a diferença na qualidade de vida e no equilíbrio emocional de quem o pratica. Quem ensina é o instrutor indiano sênior da Fundação Arte de Viver, Meghal Takkar, que em sua primeira visita ao Brasil esteve em Santos, na terça-feira, dia 30 de junho, proferindo palestra, no auditório do Colégio do Carmo, sobre "O Segredo da Respiração" Meghal viaja pelo mundo há mais de 10 anos passando seus ensinamentos e promovendo cursos avançados nesta área.

"Preste atenção em sua respiração. Mantemos a mente em atividade o dia inteiro, igual a uma prisão, nossos sentidos estão ocupados o tempo todo. Damos tempo para nossa casa, para nosso carro, para cuidar da aparência física, mas não damos tempo para o nosso ser interno. Quando sobra algum tempinho, a tendência é se jogar na frente da televisão. A vida corre com velocidade, quanto tempo você tem mais? Ninguém está aqui permanentemente", alertou. Voltar-se para si permite o auto- conhecimento, estar mais consciente e a consciência traz a liberdade, explicou o instrutor indiano.

Segundo ele, a respiração é o elo entre o corpo e a mente. "A inspiração é o primeiro ato da existência e a expiração é o último; neste meio tempo é o que chamamos de vida. A respiração é a ligação entre o mundo interno do silêncio e o mundo externo da atividade, mas não sabemos usá-la; 90% das toxinas são liberadas por meio da respiração, mas a maioria das pessoas usa apenas 35% de sua capacidade pulmonar".
Como alcançar a quietude, sem se deixar levar por tempestades de raiva, de tristeza? Meghal Takkar lembra que, constantemente, nossa mente fica apegada no passado e curiosa do futuro e, assim, acabamos estragando o momento presente, onde tudo está acontecendo. "Quando respiramos, trazemos a mente para o presente, ficamos mais focados, mais felizes".

Técnicas de respiração, relaxamento e meditação serão ensinadas em dois cursos que a Fundação Arte de Viver realiza em Santos este mês e em agosto, no auditório do CCBEU: "Yes! Plus", de 20 a 26 de julho, das 10 às 17h, para jovens de 18 a 30 anos, e "Arte de Viver", programa vivencial que acontece de 4 a 9 de agosto, para pessoas acima de 30 anos. Os interessados podem entrar em contato pelo tel. (011) 35696000, (13) 91577973 (Letícia) e (13) 81175516 (Bruno). A Fundação Arte de Viver é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos educativos, sociais e humanitários pelo mundo. É considerada a maior ong em número de voluntários e está presente em mais de 150 países. Para saber mais visite o site www.artedeviver.org.br

(Extraído do Jonal da Orla - 05/07/2009 - Saúde - Título Original: O segredo da respiração)



Comentário
: Você gostou do que leu? Será mesmo que podemos aliviar nossas mágoas, stress, desapontamentos através da respiração?

Comente!!!


3 Comentários:

RITA DE CASSIA disse...

Oi!sim certamente tem tudo a ver,seria maravilhoso se desligassemos a tomadinha uns minutinhos todos os dias,tanta coisa bela pra se ver.A vida e curta porque tanta correria?

RITA DE CASSIA disse...

Ola amigo!certamente esta curtindo as ferias!estou com saudades do amigo!

Daniel Savio disse...

Israel, penso que seja possivel, mas numa forma de exercicio conjunto de respiração e exercicio mentais (como dito Meghal)...

Fique com deus, Professor Israel.
Um abraço.

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO, POIS É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.

Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |