Pelo Corredor da Escola

Apontar temáticas do cotidiano escolar é o objetivo primeiro deste blog, na intenção de ser "elo" entre as partes envolvidas (aluno/professor). A reflexão é o nome deste elo, que não só une, mas debate e critica os principais livros do Brasil e do mundo.

Para maiores informações falar com o Prof. Israel Lima

israellima7.4@bol.com.br


domingo, 5 de abril de 2009

Decadência Familiar

Chega às livrarias de todo Brasil o quarto romance de Chico Buarque de Holanda.
Leite Derramado, apresentado ao público com duas opções de capas e tiragem inicial de 70 mil exemplares. É oferecido ao leitor com tratamento de Best-seller.
Publicado pela Companhia da Letras, 200 páginas e custo aproximadamente a R$ 36.
A decadência familiar margeia a obra, servindo como temática do livro.


Veja o que diz Leyla Perrone-Moisés:

(fragmento)


Uma saga familiar caracterizada pela decadência social e econômica, tendo como pano de fundo a história do Brasil dos últimos dois séculos. Um homem muito velho está num leito de hospital. Membro de uma tradicional família brasileira, ele desfia, num monólogo dirigido à filha, às enfermeiras e a quem quiser ouvir, a história de sua linhagem desde os ancestrais portugueses, passando por um barão do Império, um senador da Primeira República, até o tataraneto, garotão do Rio de Janeiro atual. Uma saga familiar caracterizada pela decadência social e econômica, tendo como pano de fundo a história do Brasil dos últimos dois séculos. A visão que o autor nos oferece da sociedade brasileira é extremamente pessimista: compadrios, preconceitos de classe e de raça, machismo, oportunismo, corrupção, destruição da natureza, delinquência. A saga familiar marcada pela decadência é um gênero consagrado no romance ocidental moderno. A primeira originalidade deste livro, com relação ao gênero, é sua brevidade. As sagas familiares são geralmente espraiadas em vários volumes; aqui, ela se concentra em 200 páginas. Outra originalidade é sua estrutura narrativa. A ordem lógica e cronológica habitual do gênero é embaralhada, por se tratar de uma memória desfalecente, repetitiva mas contraditória, obsessiva mas esburacada. O texto é construído de maneira primorosa, no plano narrativo como no plano do estilo. A fala desarticulada do ancião, ao mesmo tempo que preenche uma função de verossimilhança, cria dúvidas e suspenses que prendem o leitor. O discurso da personagem parece espontâneo, mas o escritor domina com mão firme as associações livres, as falsidades e os não-ditos, de modo que o leitor pode ler nas entrelinhas, partilhando a ironia do autor, verdades que a personagem não consegue enfrentar. Assim tem início o livro:

Primeiro capítulo

(fragmento)


Quando eu sair daqui, vamos nos casar na fazenda da minha feliz infância, lá na raiz da serra. Você vai usar o vestido e o véu da minha mãe, e não falo assim por estar sentimental, não é por causa da morfina. Você vai dispor dos rendados, dos cristais, da baixela, das joias e do nome da minha família. Vai dar ordens aos criados, vai montar no cavalo da minha antiga mulher. E se na fazenda ainda não houver luz elétrica, providenciarei um gerador para você ver televisão. Vai ter também ar condicionado em todos os aposentos da sede, porque na baixada hoje em dia faz muito calor. Não sei se foi sempre assim, se meus antepassados suavam debaixo de tanta roupa. Minha mulher, sim, suava bastante, mas ela já era de uma nova geração e não tinha a austeridade da minha mãe.

Chico Buarque de Holanda também escreveu:
Estorvo (1991),
Benjamim (1995) e
Budapeste (2003) ambos romances.

Leite Derramado (2009) vem com uma temática muito apropriada para o momento que vivemos, hoje, que é o momento de crise mundial. Leitura agradável, que perdurará por muito tempo. Boa leitura.


Fonte: O Estado de São Paulo, 28/03/2009

www.leitederramado.com.br



Israel Lima

Por enquanto é só isso!!!

10 Comentários:

Valter disse...

Boa tarde professor Israel, estou lhe informando que o senhor foi lembrado para o premio que esta em meu Blog, é só copiar colocar em seu Blog e oferecer para 7 amigos, fique com Deus. Abraços de seu amigo Valter

Pedro Lima disse...

Parabéns professor, seu blog está cada vez melhor.

Pedro Lima

Unknown disse...

e a decadencia da escola?
NON DUCOR, DUCO: SÃO PAULO NÃO É CONDUZIDO , MAS CONDUZ MAL

Estão fazendo um alvoroço com o caso dos estudantes de uma escola pública de Goiânia. Ficaram nus em revista feita por policiais.
Esse é um dos piores exemplos que o Estado de São Paulo deu ao Brasil. Depois que foi criada a Ronda Escolar em São Paulo com a finalidade de dar proteção aos professores de escola estadual, nunca mais os pais dormiram em paz.O pais inteiro copiou a medida imoral, sórdida e covarde de um governador insensível.
Toda vez que uma corporação interfere na disciplina da outra, uma está falida e a outra está equivocada.
A escola faliu mesmo, de vez.Policia dentro da escola substituiu a aula de boa qualidade.Aula de boa qualidade é o único meio eficaz de acabar com a indisciplina e a violência dentro da escola
Aluno ocioso e insatisfeito precisa de força policial para conte-lo
Professor tendo sua segurança garantida e sem ser cobrada e nem responsabilizado.Pronto a DESORDEM TOTAL E RETROCESSO
Todos os dias sabemos de caso de aluno que sofre humilhação e violência na escola pública.Policial militar não está preparado para gerenciar conflitos pedagógicos e cobranças de alunos, a maior parte cobrança legítima.Policial está preparado para defender o povo de marginais.Policial está preparado para ganhar do bandido.Se um policial perde para o bandido, perde toda a sociedade.Já em escola é diferente.Aluno não é um bandido em potencial como a escola e as professoras na maioria querem fazer todo mundo acreditar.
Tivemos uma comunidade do Orkut que ficou famosa e até saiu no jornal e foi deletada.A comunidade se chamava Professoras Assassinas e num tópico um professor ensinava como se livrar dos alunos dificeis.Era segundo ele, simples: colocava uma porção de droga na mochila dele e pronto...
Agora deixaram alunos nús para revista-los, foram humilhados e aterrorizados e não encontraram o dinheiro que desapareceu na escola. Professores e funcionários não foram revistados. São acima de quaisquer suspeita.Suspeito é só aluno...
Deletaram a comunidade Professoras Assassinas, mas não deletaram as professoras assassinas, parece que são as mesmas na comunidade
EU SOU PROFESSOR, ali tem um tópico onde ridicularizam nome de aluno, contam como promovem bulliyng e se divertem debochando de nordestinos....
Toda vez que se fala de aluno portando droga na escola, ou neste caso de Goiânia, me pergunto se esse aluno não está sendo vitima de uma professora assassina.
Então lá vai São Paulo desmoralizando as palavras do seu brazão
NON DUCOR, DUCO,
NÃO É CONDUZIDO, MAS ESTÁ CONDUZINDO MAL.
Como o estado mais importante e mais rico do Brasil,tem uma das piores escolas públicas e maus exemplos que só nos entristece e em alguns momentos até nos envergonha de sermos paulistas.

Anônimo disse...

Olá pessoa querida!!!!
Concordo plenamente com o Pedro!!!
Seu blog está cada vez melhor!!!
Adorei o comentário sobre o livro!!!!
Deu até vontade de ler!!!!
Beijão, fique com Deus....

Ana Flávia

Valdemir Reis disse...

Amigo Prof. Israel que maravilha de trabalho, cada vez que volto para olhar"/pelocorredordaescola.blogspot.com", fico muito feliz e vejo um ótimo trabalho desenvolvido aqui, muito interessante o tema publicado, vc foi muito feliz na abordagem, Parabéns. São Francisco de Assis costumava dizer; "Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." Por isso considero a vida uma oportunidade impar. Cada pessoa que passa em nossa vida não passa sozinha, por ser única, deixa um pedaço de si e leva um pedaço de nós. Quero de coração agradecer sua bondade e gentileza por; visitar-me, deixar simpatico comentário, agradeço de coração sua generosidade. Encontraremo-nos sempre por aqui. Aguardo sua visita. Obrigadooo!!! Tb quero desejar uma feliz semana santa, muitas bençãos. Brilhar sempre, sucesso e paz. Fique com Deus.
Volte sempre!
Valdemir Reis

Prof. Israel Lima disse...

Meu amigo Valter,

Meu muito obrigado pelo prêmio!!!
Valeu!!!
Obrigado pela lembrança, viu?!

Fiquei mais que orgulhoso.

Por enquanto é só isso!!!

Prof. Israel Lima disse...

Pedro, meu amigo,

Valeu, muito obrigado por suas palavras!!!
Que Deus continue lhe abençoando!!!

Valeu, mesmo.

Por en quanto é só isso!!!

Prof. Israel Lima disse...

A meu outro amigo Pedro,

Meus sinceros agradecimentos pela sua primeira visita e primeiro comentário.

Valeu, suas palavras são verdadeiras sabedorias.
Parabéns!!!

Por enquanto é só isso!!!

Prof. Israel Lima disse...

Flavinha, minha querida maninha,

Olha seus comentários são motivos de muitas alegrias, sempre!

Você sabe do carinho e respeito que sinto por você e sua família abençoada.

Grande beijo.

Por enquanto é só isso!!!

Prof. Israel Lima disse...

Puxa, meu amigo Valdemir Reis,

Assim eu perco o fôlego, de tanta emoção!!!
Suas palavras são animadoras e me faz refletir!
Isso é muito bom, visite-me sempre. Sua visita é mais que especial. Procuro sempre melhorar, nem sempre consigo, mas amigos como vc sinaliza o caminho certo.
Obrigado!!!
Valeu!!

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO, POIS É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.

Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |