Pelo Corredor da Escola

Apontar temáticas do cotidiano escolar é o objetivo primeiro deste blog, na intenção de ser "elo" entre as partes envolvidas (aluno/professor). A reflexão é o nome deste elo, que não só une, mas debate e critica os principais livros do Brasil e do mundo.

Para maiores informações falar com o Prof. Israel Lima

israellima7.4@bol.com.br


domingo, 31 de maio de 2009

Dia Mundial sem Tabaco – Seria Muito Bom se Fosse Todo Dia!


O Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado neste domingo, 31 de maio de 2009. Este dia serve para conscientizar aos usuários desta droga a importância de pararem de fumar. Muitos que se aventuraram e se aventuram por este “mundo obscuro de fumaças” não sabiam ou não sabem que o cigarro é uma droga. E como toda droga, o cigarro vicia, causa dependência e doenças e também mata. Aparentemente esse poderia ser um dia comum, como qualquer outro dia. Mas não o é! Não o é pela importância da causa, que é sem dúvida brilhante. Tudo que serve para conscientizar a humanidade para o bem, seja ela de que ordem for, é no mínimo digna de atenção. Costumo dizer que o cigarro é a porta de entrada para outras drogas mais “pesadas”. Primeiro, pelo fato da não proibição. Segundo, pelo incentivo diário da mídia, que investe milhões em divulgação dessa droga.

Um simples cigarro tem em sua composição até setecentos aditivos químicos, mas a lei permite que os fabricantes guardem esse “segredo”. No entanto, constam entre os ingredientes: metais pesados, pesticidas e inseticidas. Alguns são tão tóxicos que é ilegal despejá-los em aterros. Aquela atraente espiral de fumaça está repleta de umas 4.000 substâncias, entre as quais acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianeto. Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias comprovadamente cancerígenas.

Em São Paulo existe uma lei que entrará em vigor em 6 de agosto deste ano, que banirá dos ambientes fechados, coletivos e também vetará a área de fumantes, os usuários de cigarro. A partir desta data (06/08/2009), os fiscais passarão a multar os estabelecimentos que não “apagar os cigarros”. Os valores das multas variam entre R$ 720 e R$ 3 mil, custo que dobra na reincidência e será arcado pelo dono do local. No terceiro flagrante, as atividades serão suspensas por 48 horas e na quarta vez em que for flagrado, a suspensão ficará em 30 dias – prazo que poderá ser prorrogado.

Se esta lei pegará, não sei, é só esperar pra ver! Temos como exemplo a lei seca, que anda meio esquecida, mas a intenção, eu julgo boa, sendo assim, só nos resta torcer pra que dê certo.

A seguir, uma pequena amostra do que o fumo pode causar:

• Câncer de Pulmão:
87% das mortes por câncer de pulmão ocorrem entre os fumantes.

• Doenças Cardíacas:
os fumantes correm o risco de 70% maior de apresentar doenças cardíacas.

• Câncer de Mama:
as mulheres que fumam 40 ou mais cigarros por dia têm uma probabilidade 74% maior de morrer de câncer de mama.

• Deficiências Auditivas:
os bebês de mulheres fumantes têm maiores dificuldades em processar sons.

• Complicações da Diabetes:
os diabéticos que fumam ou que mascam tabaco correm maior risco de ter graves complicações renais e apresentam retinopatia (distúrbios da retina) de evoluções mais rápidas.

• Câncer de Cólon:
dois estudos com mais de 150.000 pessoas mostram uma relação clara entre o fumo e o câncer de cólon.

• Asma:
a fumaça pode piorar a asma em crianças.

• Predisposição ao Fumo:
as filhas de mulheres que fumavam durante a gravidez têm quatro vezes mais probabilidade de fumar também.

• Leucemia:
suspeita-se que o fumo cause leucemia mielóide.

• Contusões em Atividades Físicas:
segundo um estudo do Exército dos Estados Unidos, os fumantes têm mais probabilidades de sofrer contusões em atividades físicas.

• Memória:
doses altas de nicotina podem reduzir a destreza mental em tarefas complexas.

• Depressão:
psiquiatras estão investigando evidências de que há uma relação entre o fumo e a depressão profunda, além da esquizofrenia.

• Suicídio:
um estudo feito entre enfermeiras mostrou que a probabilidade de cometer suicídio era duas vezes maior entre as enfermeiras que fumavam.

• Outros perigos a acrescentar à lista:

câncer da boca, laringe, gargantas, esôfago, pâncreas, estômago, intestino delgado, bexiga, rins e colo do útero; derrame cerebral, ataque cardíaco, doenças pulmonares crônicas, distúrbios circulares, úlceras pépticas, diabetes, infertilidade, bebês abaixo do peso, osteoporose e infecções dos ouvidos. Pode-se acrescentar ainda o perigo de incêndios, já que o fumo é a principal causa de incêndios em residências, hotéis e hospitais.

Pois já sabemos dos malefícios do cigarro, e não queremos ver os nossos “queridos” sorverem esse mal. Toda droga converge há um único caminho: a morte! Pense sempre nisto! Faça sua parte! Deixe seu comentário: exponha sua ideia. Qual ponto eu não enfoquei? Você concorda ou discorda dos pontos abordados? Comente!


(Fonte pesquisada: O Estado de São Paulo de 25 de maio de 2009 e Site Antidrogas)


Prof. Israel Lima

50 Comentários:

EDUARDO POISL disse...

Não posso comentar rsssssssssss sou um fumante louco para parar.
Obrigado pela visita
Abraços Eduardo Poisl

Fernanda Medeiros disse...

Prof, fiquei contente de ter encontrado um blog que estivesse relacionado à Educacao no Brasil. Também estive nessa área.

Uns dias atrás, através do rádio, disseram que o número de mortes causada pelo cigarro na Espanha (país onde moro) é de 150 pessoas por dia.
Infelizmente, é um hábito muito frequente por aqui. E infelizmente, nós, os "nao fumantes" já nao temos lugares públicos que frequentar que estejamos livres dessa fumaca.

Espero poder estar colaborando com dados para o seu blog. E tomo a liberdade de poder acompanhando as próximas matérias.

Bom Domingo.

celiamalmqvist1@netscape.net disse...

Muito obrigada pela visita no meu blog. Volte sempre.
Tudo que vc falou é a pura verdade. O cigarro é um dos maiores transmissores de doenca/morte.
Aqui na Suecia essa lei já existe desde ano passado. Ninguem pode fumar nos ambientes fechados. Foi uma medida muito boa e é respeitada. Será bom que ai no Brasil tambem vigore. Pode salvar muitas vidas. Bom domingo.

Sibyla disse...

Realmente: "El tabaco MATA!"

Es absurdo estar pagando una muerte lenta e inexorable...
Mi padre murió por causa del tabaco.

NO AL TABACO! Saludos:)

salud equitativa disse...

Estimado PROFESOR ISRAEL LIMA: muchas gracias por haber pasado y dejar un mensaje para luego incorporarse a LOS MARGINADOS (http://wwweldispreciau.blogspot.com). BIENVENIDO a mis letras, tanto como lo soy a las suyas. Espero que entablemos una profunda amistad. Amo BRASIL porque he vivido y trabajado allí muchos años en diversos lugares. Amo su gente, sus tiempos y sus esencias. Un fuerte abrazo. Víctor Cerasale

Francisco disse...

Meu caro amigo.
Fiquei feliz com a sua visita no meu blog.
Realmente, todos os dias deveriam ser dedicados ao combate do tabagismo. É uma praga social, com vários interesses em mante-la por parte de diversos setores (públicos e privados), por incrível que pareça.
Um grande abraço, e um bom domingo.

Anônimo disse...

Olá, quem nos dera que todos os dia fosse Dia mundial contra o tabaco, salvaria muitas vidas e muitas familias eatriam felizes hoje. Maravilhoso post e muito informativo e ducativo. Parabéns!! Tenha um lindo domingo e uma semana maravilhosa.

Vilma disse...

Oie, obrigado pela visita em meu blog hehe Desulpa os erros de português hehe escrevo correndo às vezes...
Gostei da iniciativa de um professor montar um blog, é importante estreitar os vinculo com os alunos além da sala de aula...
Quanto os cigarro... ele pode até não matar todas as pessoas que o consomem mas, com certeza as deixa com mal cheiro hehe isso já é um bom motivo para não fumar...

Abraços.

Luma D. disse...

Oi Israel.
Indiquei um selo para o seu blog, dê uma passadinha no Meu Cantinho Virtual para saber detalhes.
E quanto ao cigarro, seria ótimo se fosse banido... Pena que isso é impossível!

Beijo =D

Blue disse...

Não fumo. E deixo que os outros fumem, afinal, devem saber o que estão a fazer. O que não gosto é de ser inportunado pela fumaça.
Nomais, democracia é cada um fazer o que quer, tanto que não interfira na vida dos outros.

Abraços

telma disse...

Interessantes as informações aqui encontradas. Gostei do seu trabalho!

Paulo disse...

Olá Israel!Obrigado pela visita e seja sempre vindo lá no meu blog!Òtimo o post!


abraços!

Luciana disse...

Olá Boa Tarde, retribuindo a visita ao meu Blog sempre que quiser apareça será sempre bem vindo.


Uma ótima tarde


Abraços

Unknown disse...

Hola Israel, gracias por la visita a mi blog, muy interesante el tuyo, la verdad que el tabaco es una droga que va matando muy lento.

Saludos!!!!

RITA DE CASSIA disse...

Ola amigo! fumar ..soltar aquele fumaça...coisa sem graça.
Deve ser uma droga como outra qualquer,porque vicia e quem tem esse habito nao cosegue largar....mesmo sabendo dos males que causa...o governo deve apertar mais o cerco aos fumantes...proibir ate onde der....acredito que uma campanha ante fumo com temas bem chamativos,muitos vao largar o vicio...muitos ja largaram..."EU" larguei a 3 anos.Tenha uma abençoada semana,em nome de "JESUS"

:.tossan® disse...

Isso é tudo verdade, e olha que eu deixei de fumar o mes passado. Bravo pela ótima postagem. Abraço

POR LUGARES INCRÍVEIS disse...

Oi, Blz?
Graças ao Bondoso Deus, nunca fumei e nunca tive vontade. Amigos me ofereceram cigarros, dizendo que fumar era muito bom. Ainda bem que não gostei.rsrsrsrs
Mas cada um sabe "onde lhe doi o calo".
E somos livre para querer fumar ou não.
pena que para parar, nossa liberdade de escolha seja talhada pelo desejo quase que imposto pelo cérebro, de fumar.
Ai, a livre escolha deixa de existir.
Abraços e tudo de bom para vc

Larissa. disse...

Ahh gostei muito do seu blog! Obrigada pela visita e pelo elogio.
P.S tive um professor com o nome de Israel Lima ^^

abraços.

Anônimo disse...

Olá,

Excelente post, aliás, como colega de trabalho, devo te dizer que seu blog, além de informativo, é muito interessante. Bom ter um colega de trabalho no blog.
Volte sempre, pois eu voltarei aqui.

abraços

Marli.

Sônia Brandão disse...

Nunca é demais falar sobre essas drogas que estragam a vida de muitos.

Vim agradecer a sua visita e conhecer o seu espaço.
Gostei do que vi por aqui, é interessante. Sempre que puder voltarei.

Um abraço.

Iana disse...

Nossa grande lição de casa...
concordo plenamente com seu texto!

Esta de parabéns caro e mais novo amigo :)
Adorei dar um passeio por aqui!

Grata pela sua visita em meu Jardim, volte mais vezes!

Boa semana e beijos da rosa amiga
Iana!!!

Karla Brasil disse...

Olá retribuindo a visita, e também apoiando o movimento contra o tabagismo...
vamos trocar informações, obrigada mesmo pela visita...volte sempre!

Índia disse...

Fui fumante passiva por muitos anos. Acabei doente de Asma Alérgica. Graças a Deus, hj já estou curada.

Excelente texto! Nunca eh demais alertar e divulgar.

Beijão.

Unknown disse...

interesante entrada!!!!

ojalá tomáramos conciencia......
un abrazo

Anônimo disse...

ainda bem q eu nunc gostei de fumar ou outro vicio viu

Unknown disse...

Eba! gostei de receber sua visita!
pode fuçar lá o quanto quiser e retornar, e comentar, quantas vezes quiser, gostei do seu espaço tbem!
posts inteligentes! Amo Amo Amo! rsrsrs

olha posso fazer uma indicação de link?

visita esse aqui tbem! o conteúdo é ótimo! -http://bloggigabyte.blogspot.com/

.: Juliana :. disse...

Olá Israel, muito obrigada pela visita e elogio ao meu blog. Venha sempre que quiser.
Gostei muito do seu. Parabéns pelo post, temos que buscar conscientizar as pessoas do mal que o cigarro e todas as demais drogas fazem.

Uma bela semana, muito iluminada.

Abraços.

Mari Amorim disse...

Segue um trecho da petição:

“Um projeto de Lei do Senado brasileiro quer bloquear as práticas criativas e atacar a Internet, enrijecendo todas as convenções do direito autoral. O Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo quer bloquear o uso de redes P2P, quer liquidar com o avanço das redes de conexão abertas (Wi-Fi) e quer exigir que todos os provedores de acesso à Internet se tornem delatores de seus usuários, colocando cada um como provável criminoso. É o reino da suspeita, do medo e da quebra da neutralidade da rede. Caso o projeto Substitutivo do Senador Azeredo seja aprovado, milhares de internautas serão transformados, de um dia para outro, em criminosos. Dezenas de atividades criativas serão consideradas criminosas pelo artigo 285-B do projeto em questão. Esse projeto é uma séria ameaça à diversidade da rede, às possibilidades recombinantes, além de instaurar o medo e a vigilância.”
Isso é sério,abracei esta causa,abrace tb...
seu comentário é importante sua assinatura também
boas energias,

valterpoeta.com disse...

Caro Prof. Israel,

Retribuo e agradeço por sua visita ao Blog da Qualidade CCLQ, obrigado pelas palavras, parabéns pelo seu blog e pelo trabalho. Estou te seguindo para não perder o contato. Aproveito para lhe convidar a conhecer meus outros blogs.

saudações!

Fofa disse...

Obrigada pela visita!!!

Volte sempre, sim!!!!
Será sempre muito bem vindo!!!

Em tempo... Concordo com vc, todos os dias poderiam ser o dia mundial sem tabaco!

Beijocas

Unknown disse...

Oi retornando pra dizer que tem
selo pra ti lá no blog! ;-)http://odiariodasrtalua.blogspot.com/2009/06/hehe-ganhei-um-selinho.html

Fernanda Medeiros disse...

Israel, uma notía boa:
A partir do mês que vem, Espanha estará veiculando nas caixas de cigarros, as mesmas imagens chocantes que utilizadas no Chile, Brasil e Uruguai.
Segundo estatísticas, dizem que essas imagens causam efeito em seis de cada dez pessoas que fumam.

Vamos ver se é verdade.

Boa semana.

GALAXY disse...

★∵☆.◢◣   ◢◣
   ◢■■◣ ◢■■◣
  ◢■■■■■■■■■◣
  ◥■■■■■■■■■◤
   ◥■■■■■■■◤ 
    ◥■■■■■◤
     ◥■■■◤    
      ◥■◤
       ▼
        \
         \  
          \
           \
            \
             \
              \         
               \ ●
                ︾》
                《
       _ˍ▂▃▄▅▆▇███▇▆▅▄▃****
HOLA AMIG@, EN LA VASTITUD DEL OCEANO CÓSMICO
SOY FELIZ DE COMPARTIR UN
PLANETA Y UNA EPOCA CONTIGO.
UN ABRAZO.
CHRISSSS
La imaginación nos llevará a menudo a mundos que no existieron nunca. Pero sin ella no podemos llegar a ninguna parte.Es posible que el Cosmos esté poblado con seres inteligentes. Pero la lección darviniana es clara: no habrá humanos en otros lugares. Solamente aquí. Sólo en este pequeño planeta. Somos no sólo una especie en peligro sino una especie rara. En la perspectiva cósmica cada uno de nosotros es precioso. Si alguien está en desacuerdo contigo, déjalo vivir. No encontrarás a nadie parecido en cien mil millones de galaxias.
Carl Sagan.

Anônimo disse...

Prof Israel,só nesse país mesmo temos que esperar prá ver se a lei "pega"...rsss...excelente seu texto!Quanto ao meu livro pode adquiri-lo pela editora ALL PRINT ou escrevendo prá mim:annelieri@terra.com.br.Obrigada pela sua gentil visita!Abraços,

Teresa Augusto Shanor disse...

Professor Israel Lima.

Vindo agradecer a sua gentil visita em meu espaço e conhecer o seu trabalho. Conteúdo forte e muito proveitoso e muita utilidade variada tambem. Gostei do seu trabalho. Colocarei seu endereço na minha página de LINKS, na próxima atualização, que fica no meu site oficial, www.alegriadeviver.net. Convido-o também a conhecer o meu trabalho junto ao referido Site.

Estou adicionando este seu espaço em Favoritos, para poder usufruir do rico conteúdo que o mesmo contém.

Uma ótima semana.

Abraços.

Anônimo disse...

É por essas e outras que agradeço a Deus e atodos os deuses por eu ter nascido com alergia a essa droga. Ótimo texto. Que todos possam entender e largar esse vício horrível.
PS: O labirinto estará sempre de portas abertas e o Caminho dos Contos agradece sua presença.

Beijos doces de sol e de lua.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Olá amigo! Fiquei muito feliz com a tua visita e, principalmente pelo fato de te tornares seguidor do nosso humilde espaço.

Fumei durante 52 anos, faz três anos que parei, pois achei que já era tempo. No Arte & Emoções encontra-se postado o método que criei e usei para largar o vício, sob o título "Tabagismo: Vamos largar". O endereço é http://www.arteemoes.blogspot.com

Abraços,

Furtado.

Eliana Lopes disse...

Olá professor! postei no meu blog algo parecido. Sou fumante e estou tentando parar. O post é excelente. Abraços.

Cleo disse...

Tanto é droga que é difícil parar de fumar, estou tentando.
Beijos
Cleo

meu cantinho disse...

Olá,vindo retribuir a visita que me fez :)
gostei do post embora não possa dizer muita coisa porque o que havia a dizer já foi dito.
Continuação.

Rafael Sperling disse...

Muito legal o seu blog!
Realmente, cigarro é uma bela porcaria.
Bela não, feia.
Abraço

BOTINHAS disse...

Oi, Prof., tudo bem?
Muito bom este seu post.
De facto quem começa a fumar depois é bem difícil deixar, mas cada dia há mais e melhores ajudas para quem o quiser fazer. É preciso, sobretudo, força de vontade.
Eu deixei-me disso faz tempo, e foi um alívio que nem te conto! Deixei de ter tosse, e nem me constipo mais. Foi uma decisão muito importante na minha vida.

Bom fim de semana.

Abraço fraterno
Botinhas

CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Difícil é dizer isso para alunos, quando eles vêem seus pais beberem à vontade, protegidos pela expressão "beber socialmente"...
Complicadíssimo!...
BJS!

vieira calado disse...

Não sabia que era tão complexo, o tabaco.
Obrigado.

Abração

Mariazita disse...

Tens uma lembrancinha na Casa da Mariquinhas.
Queres ir buscar?

Feliz Domingo

Beijinhos
Mariazita

Bárbara Stracke disse...

odeio cigarro, odeio a inconveniência de todos os fumantes.

se eles se dessem conta do quanto fedem, com um pouquinho de vaidade, parariam.

Dei sorte qdo minha mãe parou de fumar depois de 40 anos! 0.0'

bjz

Laguardia disse...

Precisamos do seu talento como escritora para nos ajudar na luta contra a corrupção, a falta de ética e a falta de moral no Brasil.

Precisamos conscientizar os cidadãos brasileiros que só vamos conseguir um Brasil com justiça social e com políticos honestos e éticos quando o governo do PT deixar o poder.

Todos nós devemos estar comprometidos nesta luta, e principalmente vocês que tem o dom de escrever e de transmitir idéias de forma clara e convincente

Barbara disse...

Pois é.
Sou dependente de nicotina e não me orgulho disso mas, independente de reconhecer que o que faço é um ato muito imbecil, não me considero pessoa menor aos olhos de qualquer pessoa e principalmente aos olhos do Senhor - que não discriminava ninguém.
Menor sou aos meus próprios olhos e aos do meu cardiologista.
E só.
Porque há vícios mais perigosos e não falo das drogas não - falo do orgulho, da ira, da falsidade, do veneno psicológico que ingerimos todos, através da mídia ou do vizinho.
Todo dependente é um coitado sim mas não é menor.
Algo bem mais feio leva as pessoas a serem dependentes e este algo começa lá longe...onde a memória não alcança - a não ser a memória da Divindade.
Saúde aos que não fumam.
Aos que fumam, a Divina Misericórdia sabe porque.
Obrigada.

mundo azul disse...

_______________________________________

Excelente!

Sim, sabemos que o cigarro faz muito mal...Mas, não é fácil... Eu consegui, graças a Deus! Já faz dez anos...

Beijos de luz e o meu carinho!!!


_____________________________________________

Scarlet G. Viana disse...

Admiro tanto esse blog... Não tenho muitas palavras para descrever. Só digo que apoio, o cigarro tem de acabar; ele não afeta somente aos fumantes, mas às pessoas que convivem com eles (se não me engano, fumantes passivos).

Tanto gosto, que dou-lhe um presente. Entre no Girly Diaries para receber!!

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO, POIS É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.

Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |