Pelo Corredor da Escola

Apontar temáticas do cotidiano escolar é o objetivo primeiro deste blog, na intenção de ser "elo" entre as partes envolvidas (aluno/professor). A reflexão é o nome deste elo, que não só une, mas debate e critica os principais livros do Brasil e do mundo.

Para maiores informações falar com o Prof. Israel Lima

israellima7.4@bol.com.br


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Senado aprova MP que permite contratos do Fies sem fiador


Medida beneficia alunos com renda per capita familiar de até um salário e meio. Adesão das instituições de ensino é voluntária


O Senado aprovou nesta terça-feira (8) uma medida provisória (MP) que trata, entre outros pontos, da criação de um fundo garantidor para as operações dos financiamentos estudantis de ensino superior (Fies). Com criação do fundo, os estudantes que têm renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio não precisarão mais de avalista para conseguir o Fies. Nesse ponto, a medida foi aprovada pelos senadores sem alterações. O fundo foi lançado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em outubro do ano passado. A adesão das instituições de ensino é voluntária. O Fies é um programa do governo federal que financia mensalidades de estudantes matriculados em cursos de ensino superior. Antes das novas regras, para obter o crédito, o jovem precisava apresentar um fiador como garantia de quitação da dívida. Segundo o Ministério da Educação, essa exigência impossibilitava o acesso à universidade de dezenas de jovens. A composição do fundo garantidor será feita com recursos do Tesouro Nacional e partir do próprio mecanismo de financiamento. Segundo o MEC, 7% dos títulos emitidos pelo Fies a favor da instituição referentes a alunos sem fiador serão retidos para o fundo. Ao final do semestre, 2% dos títulos retidos poderão retornar à universidade, dependendo do nível de inadimplência. Os outros 5% servirão para financiar o fundo.


(Portal G1, 08/02/2011 - Do G1, em São Paulo - Clipping 09.02.2011)

1 Comentário:

Anônimo disse...

Fiquei muito feliz com a medida tomada pelo Senado. Fui ate a universidade me informar de como cosneguiria obter o financiamento pelo FIES e a principal dificuldade foi realmente a do fiador,pois o curso que pretendo fazer é caro e o fiador tem que ter a renda no valor do dobro da mensalidade e isso impossibilitaria com certeza meu ingresso na universidade. Agora finalmente vou poder fazer meu curso superior. Obrigado a todos.

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO, POIS É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.

Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |