Veja o que pensa e diz o especialista neste segmento Meghal Takkar:
Experimente reservar 30 minutos de seu dia para esvaziar a mente e, apenas, respirar. Um ato tão simples, e tão dificultado pelo atribulado cotidiano que a maioria das pessoas vive, pode fazer a diferença na qualidade de vida e no equilíbrio emocional de quem o pratica. Quem ensina é o instrutor indiano sênior da Fundação Arte de Viver, Meghal Takkar, que em sua primeira visita ao Brasil esteve em Santos, na terça-feira, dia 30 de junho, proferindo palestra, no auditório do Colégio do Carmo, sobre "O Segredo da Respiração" Meghal viaja pelo mundo há mais de 10 anos passando seus ensinamentos e promovendo cursos avançados nesta área.
"Preste atenção em sua respiração. Mantemos a mente em atividade o dia inteiro, igual a uma prisão, nossos sentidos estão ocupados o tempo todo. Damos tempo para nossa casa, para nosso carro, para cuidar da aparência física, mas não damos tempo para o nosso ser interno. Quando sobra algum tempinho, a tendência é se jogar na frente da televisão. A vida corre com velocidade, quanto tempo você tem mais? Ninguém está aqui permanentemente", alertou. Voltar-se para si permite o auto- conhecimento, estar mais consciente e a consciência traz a liberdade, explicou o instrutor indiano.
Segundo ele, a respiração é o elo entre o corpo e a mente. "A inspiração é o primeiro ato da existência e a expiração é o último; neste meio tempo é o que chamamos de vida. A respiração é a ligação entre o mundo interno do silêncio e o mundo externo da atividade, mas não sabemos usá-la; 90% das toxinas são liberadas por meio da respiração, mas a maioria das pessoas usa apenas 35% de sua capacidade pulmonar".
Como alcançar a quietude, sem se deixar levar por tempestades de raiva, de tristeza? Meghal Takkar lembra que, constantemente, nossa mente fica apegada no passado e curiosa do futuro e, assim, acabamos estragando o momento presente, onde tudo está acontecendo. "Quando respiramos, trazemos a mente para o presente, ficamos mais focados, mais felizes".
Técnicas de respiração, relaxamento e meditação serão ensinadas em dois cursos que a Fundação Arte de Viver realiza em Santos este mês e em agosto, no auditório do CCBEU: "Yes! Plus", de 20 a 26 de julho, das 10 às 17h, para jovens de 18 a 30 anos, e "Arte de Viver", programa vivencial que acontece de 4 a 9 de agosto, para pessoas acima de 30 anos. Os interessados podem entrar em contato pelo tel. (011) 35696000, (13) 91577973 (Letícia) e (13) 81175516 (Bruno). A Fundação Arte de Viver é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos educativos, sociais e humanitários pelo mundo. É considerada a maior ong em número de voluntários e está presente em mais de 150 países. Para saber mais visite o site www.artedeviver.org.br
(Extraído do Jonal da Orla - 05/07/2009 - Saúde - Título Original: O segredo da respiração)
Comentário: Você gostou do que leu? Será mesmo que podemos aliviar nossas mágoas, stress, desapontamentos através da respiração?
Comentário: Você gostou do que leu? Será mesmo que podemos aliviar nossas mágoas, stress, desapontamentos através da respiração?
Comente!!!
3 Comentários:
Oi!sim certamente tem tudo a ver,seria maravilhoso se desligassemos a tomadinha uns minutinhos todos os dias,tanta coisa bela pra se ver.A vida e curta porque tanta correria?
Ola amigo!certamente esta curtindo as ferias!estou com saudades do amigo!
Israel, penso que seja possivel, mas numa forma de exercicio conjunto de respiração e exercicio mentais (como dito Meghal)...
Fique com deus, Professor Israel.
Um abraço.
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO, POIS É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.