Pelo Corredor da Escola

Apontar temáticas do cotidiano escolar é o objetivo primeiro deste blog, na intenção de ser "elo" entre as partes envolvidas (aluno/professor). A reflexão é o nome deste elo, que não só une, mas debate e critica os principais livros do Brasil e do mundo.

Para maiores informações falar com o Prof. Israel Lima

israellima7.4@bol.com.br


terça-feira, 12 de maio de 2009

Hoje: Teresina e São Luís Sofrem Com as Fortes Chuvas


O que está acontecendo? Por que o clima está “desregulado”? Penso que só há uma explicação: o desrespeito do homem para com a natureza. E é isso mesmo! Você poderia dá outra explicação para o que está acontecendo? Nunca um ditado popular teve tanto significado: “uns com tanto e outros com tão pouco”.


O homem é cada vez mais centrado em seu próprio interesse, esquecendo-se do coletivo, que paga um preço alto por aquilo que não escolheu.

Os rios das grandes cidades brasileiras já não são mais motivos de orgulho, mas de vergonha e tristeza.

Será que o nosso orgulho tende só em ficar no passado?
Ora... Chega de saudosismo!

As margens do Ipiranga já não são mais plácidas. Nosso formoso céu há tempo não é risonho e muito menos límpido! Dizer, hoje, que nossos bosques têm mais vida, não é utopia? Será que teremos que viver deitado eternamente... Em que berço mesmo?

Bom, voltando pra “realidade do presente”, lembramos que há alguns meses passados Santa Catarina sofreu com a força da chuva, que fez várias vítimas, que nem é bom lembrar! Hoje, quem sofre é Teresina no Estado do Piauí e São Luís no Estado do Maranhão.
O rio Poti (PI) teve suas águas bastante elevadas. Fazendo 2009 entrar para a história do PI como tendo uma das piores enchentes, totalizando 65 mil desabrigados. É espantoso!

Em São Luís (MA) ocorre um misto: enchente e descuido com os bens públicos. Muitas famílias sofrem com o problema das enchentes que já é muito grave. Além desse problema tem outro que chamou, também, a atenção de muitos, o descaso com os patrimônios públicos. Um exemplo: árvore que cresce em meio às paredes de alguns casarões do centro histórico de São Luís. Isto é mais que vergonhoso!

Chegou a hora de fazer alguma coisa! A hora de fazer a diferença! O que você me diz?
Depois de ler estas linhas, que reflexão você traz? De que forma você fará a diferença?

Comente!

Israel Lima

51 Comentários:

Gonçalo Carito disse...

Prof. Israel Lima,
Grato pela visita ao meu blog, ainda bem que gostou.

Muito interessante o seu blog, parabéns.

Voltarei com certeza.

Unknown disse...

Ola Prof., grata pela visita. Seu blog é ótimo!
Parabéns!

Abrs.

Crys disse...

Obrigada pela visita, fico feliz que tenha gostado, e sempre sera bem vindo !
O mundo anda todo estranho mesmo, creio que não ha muita coisa a ser feita, a não ser evitar que a situação piore, porem creio que a atual situação não possa ser mudada

Bjs e boa semana

Anônimo disse...

Olá,
respond no meu post, agradecendo a sua visita!
É bem vindo aquele meu cantinho :)

Quanto a esta reflexão que pede para comentarmos, é muito difícil. Sabe porquê? O exemplo terá que vir de cima, de cada GOVERNO da cada País!!! São eles que têm que implementar regras na sociedade em prol de perservarmos a nossa Natureza...ela é de todos! Cada um por si, não consegue, e o povo não é unido... Nem em pequenas coisas como havia de ser nesta que é mundial? Só com regras bem rigidas para meter as cabeças a pensar que é muito sério e muito grave!!!

Um beijinho para si

Cândida Ribeiro disse...

Venho agradecer a sua visita, que muito me honrou. Será motivo de orgulho tê-lo com meu seguidor. Teria também muito gosto de o ver espreitar pela janela do meu Mundo Colorido.
Gostei muito deste seu espaço e pelo que li é muito educativo. Parabéns!
Na realidade o ser humano está desrespeitando a natureza e ela está zangada...não temos mais aqui em Portugal, como aí, o mesmo clima e os mesmos rios transparentes. É urgente respondermos ao apelo da Mãe Natureza que pede socorro constantemente.
Um abraço e muita paz.

Cândida Ribeiro disse...

Venho agradecer a sua visita, que muito me honrou. Será motivo de orgulho tê-lo com meu seguidor. Teria também muito gosto de o ver espreitar pela janela do meu Mundo Colorido.
Gostei muito deste seu espaço e pelo que li é muito educativo. Parabéns!
Na realidade o ser humano está desrespeitando a natureza e ela está zangada...não temos mais aqui em Portugal, como aí, o mesmo clima e os mesmos rios transparentes. É urgente respondermos ao apelo da Mãe Natureza que pede socorro constantemente.
Um abraço e muita paz.

Linda Simões disse...

Os educadores fazem a diferença!Parabéns pelo blog!
Obrigada pela visita e pelo comentário.Voltarei aqui muitas vezes.

um abraço,boa semana.

Lais Castro disse...

Professor Israel, agradeço por visitar meu blog. Aqui estou eu visitando o seu, dessa vez rapidamente, mas pretendo voltar outras vezes.
Um abraço.

Sonia Schmorantz disse...

Obrigado por sua visita! Matéria interessante sobre o desregulamento do tempo, uma vez que no ano passado, fomos nós aqui em santa catarina que sofremos com este excesso de chuva. HOje as mesmas cidades que tanto sofreram com a chuva, sofrem com a seca e o racionamento de água.
Um abraço

Valdemir Reis disse...

Olá nobre amigo Prof. Israel. Obrigado por sua visita. Este espaço esta cada vez melhor. Parabéns! Bela publicação, vc foi muito feliz ao escolher este tema, fascinante materia, merece uma parada. Gostei muito. Confesso minha simpatia, todo respeito e admiração por seu talentoso e inteligente trabalho. Valeu ter passado aqui mais uma vez. Sinto-me feliz e honrado. Quero avisar que tem um “PRÊMIO” esperando por você lá no nosso Blog, não demore! Aguardo por sua visita. Sinta-se em casa. O Piloto Ayrton Senna costumava dizer; "Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá." Grandioso sentimento. Honrado e feliz por sua amizade, desejo muito sucesso. Volte sempre! Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Brilhe sempre. Um ótimo e proveitoso dia de trabalho, proteção, paz, saúde, alegria e muitas bênçãos. Que a presença Divina nos oriente e dê sabedoria para o nosso caminhar. Um abraço fraterno.
Valdemir Reis

Zélia disse...

_____________________________________________


...sim! Todos nós, temos nossa parcela de culpa...A Natureza está muito judiada, explorada, desrespeitada... Há grandes mudanças ocorrendo!

Gostei do seu espaço!

Beijos de luz e o meu carinho...

____________________________________________

Canteiro Pessoal disse...

Olá. Interessante seu escrito. Meus olhos saltaram diante de algo tão bem articulado.
Confesso, que sei exatamente sobre o ocorrido em Santa Catarina, uma porque estive e ainda estou inserida neste acontecimento em que Blumenau minha cidade sofreu perdas grandiosas e muito do que foi prometido pelo tal governo foi só palavras. Nnunca esquecerei de tal acontecimento, cenas que meus olhos contemplaram e que levou por causa, alguém que considerava muito. Perda tão irreparável que só o tempo para cicatrizar.
O que fazer né, diante de tanto que temos colhido ? Plantio em que o ser humano ignorou e agora sofre em colheitas desastrosas, e o pior é que sempre a classe menos privilegiada sofre em tamanha proporção.
É tempo, creio assim, dos seres racionais retornarem para o pluno, original.

Bem, vou indo, mas voltarei. Seu espaço é riquíssimo.

Beijos mil.

Priscila Cáliga

Anônimo disse...

Israel,seu blog está muito bem feito e é bastante reflexivo.No seu texto disse tudo o que nos leva a meditar sobre a necessidade da educação nesse país,não só para os filhos,mas também seus pais.Abraços,

Mariazita disse...

Agradecendo a sua visita a um dos meus blogs, "Histórias de Encantar", aproveitei para conhecer o seu espaço. Gostei!
O facto de dedicar parte do seu tempo ao tema "Educação" é, para mim, muito atractivo, interessa-me muito.
Este último post é um alerta, uma chamada de atentão, perfeitamente pertinente e oportuna.
É urgente consciencializar a humanidade de que está cometento erros gravíssimos contra a Natureza, que já está dando sinais de saturação...
Esperemos que um "Basta!" não venha a acontecer!

Já incluí seu endereço nos Favoritos, e passará a fazer parte das minhas visitas habituais (sempre que eu tenha tempo...) Também me fiz sua seguidora.

Entretanto, se quiser visitar os meus outros blogs (A Casa da Mariquinhas é o mais antigo), dar-me-á muito prazer.

Minhas desculpas por ter-me alongado tanto...

Beijinhos
Mariazita

Nanda Botelho disse...

Oi Ismael!

Obrigada pela visita!

O que venho fazendo, talvez não seja muito visível, trabalho com auto conhecimento, porque acho que pessoas felizes não destroem, essa é minha contribuição para o futuro. Sei que não faz tanta diferença assim porque trabalho com um número reduzido de pessoas, mas se elas ficarem realmente felizes, passarão para seus filhos e próximos e essa corrente pode se alastrar.

Abraço!

Nanda Botelho disse...

Esqueci de inscrever o e-mail

Maysha disse...

Olá Prof. Lima, como vai?
Venho agradecer e retribuir a visita, fico feliz que tenha gostado do meu espaço.
O seu está muito bem, muito elucidativo e com temas de grande interesse.
Tenho muito respeito pela sua profissão, como por todas, porque a minha mãe era tambem professora.
Acerca do planeta que posso acrescentar?
O planeta está doente e o Homem é o grande responsável.
Se todos contribuirmos e dermos uma ajuda, os nossos filhos poderão ter um futuro mais risonho.
Desejo tudo de bom para e deixo-lhe um beijo de luz.
Isa

Maysha disse...

Ola Prof. Lima deixei um comentário mas não apareceu, não sei o que aconteceu.
Vim agradecer e retribuir a visita.
Adorei o seu blog, com temas de grande interesse.
Tenha um dia feliz e aceite um beijo de luz.
Isa

Carmem Dalmazo disse...

Professor Israel!...
Esse post que acabei de ler é um fato. E a pergunta é: O que estamos fazendo com o nosso planeta???...
Acho que cada um tem a sua resposta devido as suas atitudes para com o meio ambiente.
Aqui no Sul estamos sofrendo a seca...mas isso só há uma explicação!... É o mau cuidado para com a natureza...e ela se "revolta" com nosso comportamento.
"uns com tanto e outras sem nada"... bem ditas essas palavras.

Grande abraço e volte sempre que quiser à minha página....será sempre bem vindo!
Obrigada pelo comentário e pelo carinho!

Sonia Parmigiano disse...

Ismael,

Muito obrigada por sua visita e comentário.
Acho a sua profissão muito dificil, mas gratificante...admiro muito.
Seu Blog é muito importante e informativo.Parabéns!!
Em suas horas vagas, venha ler um pouco de poesias...

Conheça:
www.versoeprosapoesias.blogspot.com

Abraços,

Reggina Moon

Nati Pereira disse...

Bom, todo mundo fala sobre isso, de como você pode melhorar o mundo. A maioria até que se anima mas metade desiste por não surgir o efeito que ela quer na mesma hora, elas tem que perceber que isso é um processo demorado, e as que continuam é porque tem consciencia disso.
E como será que estará daqui 20 anos? Só quem sobreviver saberá!
Obrigada por se interessar no meu blog, fico muito feliz.
beijos e um ótimo final de semana!

Anônimo disse...

Olá, Israel (irmão em Cristo... fico feliz).

Brigadinhu pela visita ao meu blog, fico feliz que tenha gostado... ainda está no começo... espero msm que me visite sempre.

Tbm vou acompanhar seu blog, parabéns.

Jesus guie sempre!

Anônimo disse...

Irmão...
Olha o erro de portugues... é MESTRES!!

O Que Dizem Os Mestes!

BJS E corrige logo antes q mais alguém veja...kkk

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Prof. Israel, vim agradecer sua visita, muito gentil. Também estou seguindo seu blog, e pelo que pude ver, é ótimo. Voltarei sempre para ler esta variedade de assuntos.

Um abraço
Tais Luso

POR LUGARES INCRÍVEIS disse...

Oi, Boa tarde professor.
Tudo bem?
Eu até acredito que o homem seja capaz de interferir na natureza. Mas não a ponto de mudar climas e etc.
Acredito eu, que a terra naturalmente passa por transformações ao longo de sua existência.
Com ou sem a interferência do homem, as mudanças aconteceram, aqui e em todo universo, porque ele não esta parado, esta em movimento e transformando sempre.
Mas se é para defender o meio ambiente, os especialista sempre dirão que a culpa é da poluição, de árvores arrancadas e por ai vai.
Bem, mas isto é só a opinião de um leigo.
Abraços e tudo de bom para vc
thyal

Anônimo disse...

Olá querido amigo!!!!
Parabéns pelo sucesso do blog!!!
Fico muito feliz por vc e pela repercussão e pelo reconhecimento do seu trabalho!!!!
E como eu já lhe disse anteriormente, isso é só o começo, vem muito mais por aí, pois vc merece mais!!!!
Israel, as palavras que seguem adiante expressam perfeitamente o que vc é pra mim!!!
Amigos são como anjos que nos levantam quando nossas asas têm problemas, nos lembrando como voltar a voar. E vc faz parte dessa turma de anjos enviados por Deus como uma dádiva que o Pai me presenteou e a qual nunca quero me separar!!!!
Obrigada pela sua amizade!!!
Te amo muito, vc é muito especial p/ mim!!!!!
Bjão...

Estela disse...

Fiquei muito feliz em ter um educador seguindo o meu blog.
Seu espaço está bastante interessante. Voltarei sempre.
Um grande abraço.

Gianna disse...

Grazie per la visita al mio blog.
Immagine molto bella ed i riflessi sono rilassanti.
Un caro abbraccio.

Prof. Israel Lima disse...

Guntty,

Quero agradecer sua visita e comentário em meu blog.
Seu blog é realmente muito bom.
Volte mais vezes.

Valeu.

Prof. Israel Lima disse...

Amiga Yvy,

Eu é quem te agradece a rica visita e comentário em meu blog.

De fato o seu blog é maravilhoso.

Volte sempre.

Grande abraço.

Prof. Israel Lima disse...

Querida Amida do blog Flores Atiradas,

Eu também estou aqui para agradecer a sua visita e comentário em meu blog.

Muito obrigado. Seu blog é simplesmente excelente!

Volte sempre.

Grande beijo

Prof. Israel Lima disse...

Amiga Ellen,

Muito obrigado por sua visita e comentário em meu blog. Eu particularmente gostei bastante do seu.
Obrigado!
Volte mais vezes.

Beijos.

Prof. Israel Lima disse...

Amiga Canduxa,

Fiquei orgulhoso com sua visita e comentário inteligente em meu blog.
Muito obrigado, volte sempre.

Grande beijo.

Prof. Israel Lima disse...

Querida amiga Linda Simões,

Sua Visita e comentário em meu blog muito me honrou.
Obrigado.
Volte sempre.

Ótimo final de semana.

Prof. Israel Lima disse...

Querida Lais Castro,

Que legal a sua visita e comentário em meu blog
Fiquei felicíssimo! Obrigado.

Volte mais vezes.

Grande beijo

Prof. Israel Lima disse...

Querida amiga Sonia Schmorantz,

Que honra sua visita e comentário em meu blog.
Muito obrigado!!!

Espero você em meu blog mais vezes.

Beijos

Prof. Israel Lima disse...

Meu Amigo Valdemir Reis,

É sempre uma honra tê-lo em meu espaço, é um privilégio ter seu comentário e maravilhoso receber um presente. Muito obrigado.

Visite-me mais vezes.

Valeu, um grande abraço.

Prof. Israel Lima disse...

Amiga Zélia,

Que comentário lindo! Obrigado por sua visita e comentário, viu.

Obrigado!

Volte sempre.

Beijos

Prof. Israel Lima disse...

Querida Priscila Cáliga
do blog Canteiro Pessoal,

Que bom que gostou do meu blog. Eu adorei sua visita e comentário.
Fiquei muito honrado diante de palavras tão lindas, que só nos fortalece. Visite-me mais vezes.

Grande beijo.

Prof. Israel Lima disse...

Amiga Anne Lieri,

Olha, fiquei muito feliz com sua visita e comentário em meus blog.
Obrigado.
Volte mais vezes.

Um grande beijo.

Prof. Israel Lima disse...

Minha Amiga Mariazita,

Fiquei muito contente com sua visita e comentário em meu blog.
Muito obrigado. Visite-me mais vezes, pois sua visita é honrosa.

Um grande abraço.

Prof. Israel Lima disse...

Amiga Nanda Botelho,

Olha, seu Trabalho é mais que visível, é um farol na escuridão. Acredite!

Muito obrigado por sua visita e comentário em meu blog.

Obrigado.

Visite-me mais vezes.

Grande abraço.

Prof. Israel Lima disse...

Amiga Maysha,

Que bom saber que sua mãe também era professora.
Olha obrigado pela visita e comentário em meu blog.
Obrigado.
Visite-me mais vezes.

Grande abraço.

Prof. Israel Lima disse...

Carmem,

Muito obrigado por sua visita e comentpário em meu blog.
Obrigado.
Visite-me mais vezes.

Grande abraço.

Prof. Israel Lima disse...

REGGINA MOON,

Muito obrigado por sua visita e comentário em meu blog.
Obrigado.
Visite-me mais vezes.

Até mais.

Prof. Israel Lima disse...

Oi Natty,

Muito obrigado por sua visita e comentário em meu blog.
Valeu.

Visite-me mais vezes.

Um abraço.

Prof. Israel Lima disse...

Querida Luana,

Muito obrigado por sua visita e comentário em meu blog.
Obrigado.
Visite-me mais vezes.

Que Deus continue lhe abençoando.

Paz!!!

Prof. Israel Lima disse...

Tais Luso de Carvalho,

Muito obrigado por sua visita e comentário em meu blog.
Valeu!!
Visite-me mais vezes.

Grande abraço e até mais.

Prof. Israel Lima disse...

Amigo THYMBERTHY KKALL LLYY,

É um grande prazer ter a sua visita e comentário em meus blog.
Obrigado.
Visite-me mais vezes.

Grande abraço.

Prof. Israel Lima disse...

Oi querida Flavinha,

Muito obrigado pela visita e comentário em meu blog.
Agradeço o carinho e preferência.
Visite-me sempre!

Beijos

Prof. Israel Lima disse...

Querida Estela,

Muito obrigado pela visita e comentário em meu blog.
Obrigado.
Visite-me mais vezes.

Agradeço o carinho.

Um grande abraço.

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO, POIS É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.

Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |