Pelo Corredor da Escola

Apontar temáticas do cotidiano escolar é o objetivo primeiro deste blog, na intenção de ser "elo" entre as partes envolvidas (aluno/professor). A reflexão é o nome deste elo, que não só une, mas debate e critica os principais livros do Brasil e do mundo.

Para maiores informações falar com o Prof. Israel Lima

israellima7.4@bol.com.br


sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Celeiro da Tecnologia


Belo Horizonte é considerada a segunda cidade do país em número de empregos formais na área de desenvolvimento de software, atrás apenas de São Paulo, de acordo com Arquimedes Wagner Brandão Oliveira, presidente do Sindicato das Empresas de Informática de Minas Gerais (Sindinfor). Segundo ele, em outubro de 2008, 10 mil profissionais da área tinham carteira assinada, contra 14 mil em São Paulo. “A tendência é que tenha crescido ainda mais desde então. Trata-se de um setor muito pungente na cidade”. O presidente cita outro exemplo que mostra a evolução do estado no que se refere ao mercado de tecnologia da informação (TI). “Em Minas, há quatro anos, não havia nenhuma empresa certificada em qualidade de software. Hoje, são 40 instituições. Diversas parcerias movimentaram bastante o setor. Além disso, Minas e Belo Horizonte atraem grandes empresas devido a fatores como qualidade de vida e segurança”.
De acordo com Arquimedes, o profissional mais procurado atualmente é o que trabalha com desenvolvimento de sistemas, especialmente em linguagem Java, e administração de banco de dados, que representa cerca de 80% da demanda. Apesar de a oferta de vagas ser crescente, o presidente do Sindinfor destaca como “verdadeiro calo a demora de até dois anos para que o pessoal que saiu da faculdade esteja pronto para trabalhar da forma que as empresas precisam”. Daniel Coelho, gerente de negócios da Universal Software, especializada em desenvolvimento de programas para o ramo imobiliário e jurídico, confirma que tem que lidar com a falta de profissional capacitado no mercado. A empresa conta com 30 funcionários, divididos entre Belo Horizonte e Fortaleza, sendo sete analistas de desenvolvimento, cargo mais procurado e que seria a mão de obra básica. “Encontrar profissional com conhecimentos específicos, como a última geração de linguagem de programação, que requer certificação, experiência e qualificação, é difícil. A oferta é menor que a demanda”.QUALIFIAÇÃO Segundo Daniel, nesse contexto de déficit, o que tem sido feito pelas empresas é optar por quem não tem experiência e criar programas de qualificação, além de um plano de carreira que estabeleça ganhos em escala. “Fazer isso é caro e exige tempo. Há casos em que é preciso até nove meses para preparar o funcionário. O profissional, além da universidade, tem que correr atrás de forma paralela seja por conta própria ou por meio de empresas como a nossa, que oferece cursos e seminários”.
Em busca de soluções para esse descompasso, cursos de capacitação e certificação surgem como aliados tanto de profissionais quanto de empresas. O próprio Sindinfor está procurando fazer a sua parte. Um curso de capacitação, em parceria com o Senai, está praticamente fechado. “Trata-se de um pós-técnico em desenvolvimento de sistemas, com um ano de duração”, explica Arquimedes. Em outro projeto, está previsto um convênio com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) para capacitação em TI nas escolas do estado. “A intenção é que esses programas estejam funcionando em fevereiro ou março”.


(Fonte: Estado de Minas, 16/12/2009 - Belo Horizonte MG - Minas Gerais tem 40 instituições certificadas em qualidade de software e desponta como um dos estados que mais atraem grandes empresas, devido à qualidade de vida e segurança Carolina Lenoir.)

6 Comentários:

Sandra disse...

Venho lhe agradecer, pelo seu imenso carinho. Amizade e ternura. Vc. que me acompanhou por um bom tempo. Se fazendo presente todas as manhãs, em todos os meus blogs.
Hoje só tenho é agradecer esse momento lindo da nossa amizade.
Que 2010, seja repleto de a alegrias, amor e saúde. Que no próximo ano, nossa amizade, continue tão bela, quanto agora.
Muito obrigada pelo seu imenso carinho
Sentirei saudades suas. Estou indo de Férias, e só retornarei em Janeiro. Passe lá e leve seus cartões.
Deixo um grande abraço. FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!
Com muito carinho
Sandra

Sonia Schmorantz disse...

Natal...
É o mês de confraternização Agradecimento pela vida
Bênçãos ao filho de DEUS
União, amor, reflexão!

Que o bom velhinho traga um saco cheinho de paz,
harmonia, fraternidade
Que o gesto de ternura se estenda de várias mãos
Que ao som dos sinos
O amor exploda em toda direção!

FELIZ NATAL!
UM ANO NOVO DE FÉ E SUCESSO!

J Araújo disse...

Esta é minha mensagem pra você: O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo, ou naquilo que você acreditar dentro de seu coração.

Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.
São estes os meus mais sinceros desejos.

Abraço

Yellow Morning Bell disse...

Com toda a certeza o ramo da informática é a profissão do futuro!! E isso tem se acentuado no sul/sudeste.

Feliz 2010 pra você muito sucesso, paz e energia para seguir em frente!!

Abraços

MANIA KIDS disse...

Olá. Adorei seu blog!
O Blog Mania Kids lançou uma campanha que vai doar R$ 250,00 em brinquedos educativos e gostaríamos muito da sua ajuda na divulgação da campanha.

Mais informações no link www.maniakids.com.br/blog/seu-talento-pode-ajudar-alguem/

Contamos com sua participação. Obrigado.

RITA DE CASSIA disse...

Prof Israel...quanto tempoestou marcando presença, passei uns dias fora,mas estou de volta.Desejo ao amigo um feliz 2010,que seus desejos sejam todos realizados,e que DEUS te guarde.Um abraço.

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO, POIS É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.

Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |