Pelo Corredor da Escola

Apontar temáticas do cotidiano escolar é o objetivo primeiro deste blog, na intenção de ser "elo" entre as partes envolvidas (aluno/professor). A reflexão é o nome deste elo, que não só une, mas debate e critica os principais livros do Brasil e do mundo.

Para maiores informações falar com o Prof. Israel Lima

israellima7.4@bol.com.br


sexta-feira, 12 de junho de 2009

Secretaria lança Sistema de Proteção Escolar


Programa conta com grupo de ações de combate à violência escolar

O secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza lançou na manhã desta sexta-feira (29/5) o Sistema de Proteção Escolar, projeto ambicioso que reúne diversas ações para combater à violência no ambiente escolar.

O programa não visa apenas coibir atos violentos dentro das escolas, mas tem como principal vertente atrair pais, comunidade e sociedade civil para o universo escolar.

O Sistema de Proteção Escolar foi ampla e cuidadosamente estudado para proporcionar aos alunos, professores, funcionários e toda a comunidade do entorno das escolas estaduais um ambiente adequado para o desenvolvimento intelectual e social dos jovens paulistas.

Cerca de 1.700 professores e diretores da rede estadual de ensino participaram da videoconferência de lançamento do programa. O evento teve a participação do secretário, Paulo Renato Souza, do diretor de ensino da Polícia Militar do Estado, coronel Paulo César Franco, e do secretário de educação do Distrito Federal, José Luiz da Silva Valente, que apresentaram os objetivos do programa e ouviram sugestões e questionamentos dos educadores de todo o Estado.

Detalhamento do Programa

O projeto conta com a elaboração do Manual de Procedimentos e o Manual de Conduta Escolar, dois importantes instrumentos que servirão de referência para a convivência no ambiente escolar. Os materiais trazem, de forma padronizada, normas de conduta e procedimentos que devem ser adotados pelas escolas estaduais diante de situações de conflito. São ferramentas que permitem orientar e qualificar a atuação de professores, diretores e funcionários de como proceder diante de situações que oferecem risco à comunidade escolar. Todas as 5,3 mil escolas da rede estadual receberão o material.

A rede estadual ainda contará com um sistema eletrônico de registro de ocorrências escolares. Esse sistema estará disponível na internet, para que os diretores das escolas notifiquem à Secretaria de Estado da Educação as ocorrências envolvendo o público escolar, a escola e seu entorno.

Também foi desenvolvido o Canal Livre, espaço pensado para que a comunidade, professores, diretores e os próprios alunos possam expressar suas dificuldades, ideias e soluções para problemas do cotidiano escolar.

Além disso, a primeira fase do Sistema de Proteção Escolar conta ainda com a implantação de um sistema de vigilância e monitoramento eletrônico que prevê a instalação de 11 mil câmeras de vigilância em 2.200 escolas Capital e Grande São Paulo, a partir do mês de agosto.

As imagens captadas serão monitoradas por uma central operada por profissionais devidamente treinados que poderão acionar os órgãos competentes.

“Estamos iniciando uma nova etapa na segurança das escolas. O sistema de proteção escolar será um reforço significativo para reduzirmos os casos de violência nas escolas”, afirma Paulo Renato.

O secretário ressaltou ainda a importância da participação dos educadores no sucesso do projeto, “na grande parte dos casos, a violência não nasce na escola e sim, invade o ambiente escolar.” “Dar ferramentas para os educadores administrarem e conterem atos de violência em ambiente escolar é necessário. Porém, para que o programa alcance seus objetivos, é fundamental haver o envolvimento de toda a comunidade escolar, de pais, alunos e da sociedade”, concluiu o secretário de Estado da Educação.

(Extraído do site da SEE - 29 de Maio de 2009)

3 Comentários:

Eliane Jany Barbanti disse...

Agradeço sua visita e por ter se tornado meu seguidor.
Paz e Graça junto ao Senhor.
Abraços.
Eliane

Eliane Jany Barbanti disse...

Agradeço seu comentário no meu blog.Será sempre bem vindo nele.
O objetivo de seu blog é excelente, precisamos muito destes espaços virtuais.
Parabéns.
Abraços.
Eliane

Joyce Pianchão disse...

Professor Israel, agradeço mais uma visita! Também já estava com saudades. A segurança nas escolas é realmente uma providência necessária. Espero que se estenda à todos estados. Pois muitas vezes só contamos com a proteção divina... Abraço, joyce.

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO, POIS É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.

Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |