Pelo Corredor da Escola

Apontar temáticas do cotidiano escolar é o objetivo primeiro deste blog, na intenção de ser "elo" entre as partes envolvidas (aluno/professor). A reflexão é o nome deste elo, que não só une, mas debate e critica os principais livros do Brasil e do mundo.

Para maiores informações falar com o Prof. Israel Lima

israellima7.4@bol.com.br


segunda-feira, 26 de abril de 2010

Com Fiscalização, Gestores de RH Oferecem Vagas "Chão de Fábrica"

Que todo emprego é digno é fato. Mas é duro quando a oferta de vagas se concentra em setores de baixa qualificação e está atrelada a uma obrigação, e não à procura real por um profissional capacitado. Tem sido assim, em geral, que empresas querem colocar a pessoa com deficiência atuante no mercado de trabalho. Com a fiscalização "pegando no pé" para cumprir a Lei de Cotas, alguns gestores de RH disparam anúncios de vagas "chão de fábrica". Nada contra apertar parafusos, atender telefone ou abrir portas. Acontece que há milhares de cadeirantes -engenheiros, arquitetos, advogados, farmacêuticos, atores- que querem e precisam trabalhar para viver com dignidade. Não cabe mais atrelar capacidade física à habilidade intelectual e querer limitar o ambiente onde elas irão atuar. Um local de trabalho que contempla a diversidade amplia seu potencial de atingir um maior número de objetivos, de metas. Muito se escuta sobre a "pouca qualificação" do deficiente. Devido à falta de acesso, sobretudo, poucos deficientes chegam aos bancos universitários. Mas esse público existe, quer trabalhar e é amparado pela lei, pelo bom senso. Há também profissionais que já eram formados quando passaram à condição de deficientes. Uma rampa, um software auxiliar de leitura custam caro e inviabilizam a contratação? O valor, decerto, é menor que o impacto social e humano de abandonar gente qualificada e que pode apresentar resultados concretos para um negócio. A história já mostrou muitas vezes que competência, genialidade e produtividade não guardam relação com pleno vigor físico ou sensorial. O autor é cadeirante e edita o blog Assim como Você na Folha Online.
(Clipping 26.04.2010 Folha de São Paulo, 25/04/2010 - São Paulo SP Com fiscalização, gestores de RH oferecem vagas "chão de fábrica" JAIRO MARQUES DA AGÊNCIA FOLHA)

Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO, POIS É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.

Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |