Pelo Corredor da Escola

Apontar temáticas do cotidiano escolar é o objetivo primeiro deste blog, na intenção de ser "elo" entre as partes envolvidas (aluno/professor). A reflexão é o nome deste elo, que não só une, mas debate e critica os principais livros do Brasil e do mundo.

Para maiores informações falar com o Prof. Israel Lima

israellima7.4@bol.com.br


sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Professor Não é um Inimigo, Mas um Aliado


Em uma época de indisciplina cada vez maior dos jovens e quase total omissão das famílias, é lastimável para nós, educadores comprometidos com a aprendizagem e formação da cidadania dos nossos alunos, nos sentir cada vez mais acuados diante da postura dessa geração imediatista e sem limites. Muitos alunos hoje não estão na escola para estudar e, sim, para contestar e desafiar as opiniões de seus mestres, satirizando-os e enfrentando-os por qualquer motivo. O intuito é autoafirmar-se perante a turma, dirigindo ao professor palavras e expressões ofensivas caso os mesmos, diante de tamanha irreverência, busquem fazer prevalecer sua autoridade. Esses alunos que veem no professor um inimigo e parecem estar sempre preparados para o combate são incapazes de fazer qualquer inferência, ler nas entrelinhas.
Caso se desarmassem, veriam que, por mais que nos pisem, nos satirizem e nos desrespeitem, nós os vemos como filhos carentes e dependentes do nosso afeto, amizade, compreensão e amor. É isso que nos dá força para superar tamanha irreverência juvenil. Alunos que assim se comportam, levando-se em conta seu histórico familiar, estão assinando sua própria sentença de fragilidade (emocional), de rejeição, de vazio, de solidão e, por que não dizer, de falta de alguém que gostaria de encontrar naquele ser para ele tão desprezível - um pai, uma mãe ou um grande e fiel amigo.

(Clipping 15.04.2010 - O Tempo, 15/04/2010 - Belo Horizonte MG - Maria Luciene)

Comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO, POIS É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.

Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |