A constatação, feita por levantamento da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), de que mais de 700 mil crianças no Brasil estão em séries incompatíveis com a idade é preocupante para um país que precisa melhorar seus indicadores nesta área para alcançar um ensino de qualidade. Por isso, é importante que sejam alcançados os resultados esperados pelo programa de fluxo escolar que o MEC deverá promover a partir do próximo mês, fornecendo recursos e conteúdos com o objetivo de fazer os estudantes retornarem às séries correspondentes às suas idades. De todos os problemas da educação, o descompasso entre idade e série é um dos que mais afetam os resultados do ensino no país. É o caso, por exemplo, da criança que não é alfabetizada na idade adequada e, ao mesmo tempo, do aluno que, depois de enfrentar sucessivas reprovações, acaba abandonando a escola. O estudante que não se alfabetiza no momento oportuno e o que entra no Ensino Médio com idade acima da exibida pela maioria da turma precisam de ações específicas para seguir adiante e alcançar um aprendizado satisfatório. As conclusões a que chegou o Ministério da Educação com base na análise de mais de mil municípios demonstram que a questão precisa ser enfrentada tanto sob o ponto de vista do aluno quanto do educador. Daí a importância de uma coordenação eficiente na execução deste trabalho de correção de fluxo. Depois de ter conseguido universalizar o acesso ao ensino, o Brasil precisa se concentrar cada vez mais na busca de qualidade, que durante um certo tempo foi preterida pela preocupação com a quantidade. Daí a importância da intensificação dos exames periódicos de avaliação, pois o país precisa saber onde estão os problemas e como pode enfrentá-los de forma mais eficaz.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
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